A partir de maio, o patrimônio documental da VALEC e a Memória Ferroviária brasileira ficarão aos cuidados de profissionais PCD, exemplos de superação de vida
A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. celebrou contrato de prestação de serviços especializados com a associação CETEFE, Centro de Treinamento de Educação Física Especial que prevê a contratação e o fornecimento de mão de obra dedicada à descontaminação, higienização, avaliação e classificação do Patrimônio Documental e da Memória Ferroviária brasileira, que atualmente está sob responsabilidade da estatal.
Entre os objetivos do convênio estão a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e a preservação dos 2.461 metros lineares de documentos históricos relacionados ao patrimônio ferroviário do Brasil. Além desses benefícios, a parceria com a CETEFE gerou para a Valec mais eficiência e economicidade, tendo em vista que a proposta da associação era mais vantajosa em mais de R$ 400 mil em relação à segunda colocada.
De acordo com Marcelo Ramos Ferreira, coordenador de projetos da CETEFE, a associação criou o Núcleo de Capacitação e Treinamento Contínuo em 2009, a fim de capacitar profissionais com deficiência na área de gestão arquivística documental. “O objetivo maior da associação é a empregabilidade da pessoa com deficiência. Trata-se de um cenário de muitas necessidades, tendo em vista que existem 30 milhões de pessoas com deficiência no Brasil com idade para trabalhar, mas apenas 300 mil possuem carteira de trabalho assinada”.
Para Márcio Medeiros, diretor de Administração e Finanças da Valec, a parceria com a CETEFE cumpre o objetivo da empresa e ao mesmo tempo a finalidade social ao empregar pessoas com deficiência, compreendendo o fornecimento de equipamentos de proteção individual – EPI adequados e necessários à execução dos trabalhos. “Aprovamos a contratação da CETEFE, que vai alocar 14 profissionais surdos, dentre eles dois profissionais qualificados na gestão documental para higienizar, tratar e realizar a organização arquivística e documental do acervo da Valec pelo prazo de 18 meses”.
Fundada em Brasília há quase 30 anos, a associação tem o objetivo de promover assistência gratuita, contínua e planejada às pessoas com deficiência. A CETEFE é uma instituição sem fins lucrativos, com reconhecimento Público Federal e Distrital de Utilidade Pública e Assistência Social. Órgãos como STF, TST, TRF, AGU, Terracap, CEB e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, já se uniram à associação na busca por profissionais que são exemplos de superação. Em 2009, o trabalho do STJ (Superior Tribunal de Justiça) com a CETEFE foi premiado pelo Instituto Innovare.
Veja o que diretor de Administração e Finanças da Valec, Márcio Medeiros, tem a dizer sobre o convênio celebrado entre a Valec e a CETEFE.: