A grande quantidade de rios no Brasil e a extensão dos projetos ferroviários faz com que esses empreendimentos perpassem por dezenas de cursos hídricos. Neste Dia Mundial da Água, a Infra S.A. reforça o compromisso da empresa em preservar esse recurso fundamental para a vida.
Nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, o programa de monitoramento de qualidade da água realizado pela Infra S.A. tem o objetivo de minimizar e mitigar os possíveis impactos do empreendimento sobre as características físico-químicas dos recursos hídricos interceptados pela ferrovia.
Monitoramento
Para monitorar o nível de qualidade da água, são feitos dois tipos de acompanhamento: verificação visual, que ocorre a cada três meses e análise laboratorial, a cada seis meses.
No segundo semestre de 2023, foram 64 pontos foram monitorados e em 36 desses locais foi feita a coleta da água para análise laboratorial. Foram analisados 19 parâmetros laboratoriais nos 36 pontos coletados, resultando em um total de 684 parâmetros analisados nos pontos, destes, 650 (95,03%) encontram-se dentro dos padrões está estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Para o diretor-presidente da Infra S.A. Jorge Bastos, os resultados demonstram como as ações de mitigação são fundamentais para a preservação dos cursos hídricos localização na área de influência da ferrovia.
“As ações da Infra S.A. para preservação da água e do meio ambiente contribuem para a sustentabilidade da FIOL. Isso demonstra como a empresa tem atuado de forma a aliar o desenvolvimento da infraestrutura com responsabilidade socioambiental”.