Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a Infra S.A. tem orgulho em reafirmar seu o compromisso com a sustentabilidade. Mais do que desenvolver uma infraestrutura de transportes moderna, eficiente e inovadora, a empresa adota, em todos os seus projetos, práticas e metodologias voltadas para o cuidado com o meio ambiente e para mitigação de possíveis impactos ambientais de seus empreendimentos.
Esse trabalho começa ainda na fase de planejamento de longo prazo da infraestrutura do país. Desenvolvido pela Infra S.A., o Plano Nacional de Logística possui um Caderno Estratégico de Meio Ambiente. O documento apresenta um panorama sobre a infraestrutura e a sustentabilidade e foi estruturado para proporcionar maior segurança técnica, ambiental, econômica e jurídica no desenvolvimento dos projetos do setor de transportes.
Para que essas obras possam ser executadas, o licenciamento ambiental é imprescindível. A Infra S.A. possui papel de destaque na emissão de licenças para obras de rodovias, ferrovias e portos. A empresa atua junto aos órgãos ambientais para emissão das licenças que atestam a viabilidade dos empreendimentos, o que permite agilidade na emissão dos documentos.
Os estudos ambientais conduzidos pela empresa são desenvolvidos de forma a tentar eliminar, quando possível, ou minimizar, ou compensar danos ao meio ambiente, às populações envolvidas e a garantir o desenvolvimento social e econômico para o país.
Um dos exemplos de ações para mitigar impactos ocorre no Mato Grosso, onde a Infra S.A. realiza o plantio de mais de 180 mil árvores na Terra Indígena Marãiwatsédé para a compensação de áreas que foram desmatadas para implantação da BR-158/MT. A empresa também desenvolve ações junto às comunidades da região para execução de ações educativas orientadas para a conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade socioambiental das aldeias.
A participação da Infra S.A. na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) contribui para o engajamento da empresa em práticas que envolvem o uso racional dos recursos naturais, gestão adequada de resíduos e outras ações voltadas para o meio ambiente. Outra ação de destaque é a elaboração do Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que estimula a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE para compor uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas, bem como contabilizar e publicar dados sobre geração de GEE mediante ferramentas de cálculo baseadas em instrumentos e padrões de qualidade internacional.