Comitiva está no lote 06 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, trecho da obra onde acontece parceria entre a estatal e a corporação
Entre quinta e sexta-feira (20 e 21), uma comitiva formada por dirigentes da VALEC e do Exército Brasileiro realiza visita às obras do lote 06 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL, localizado próximo a Correntina, na Bahia. Compõem a comitiva o diretor-presidente e o diretor de Engenharia da VALEC, André Kuhn e Washington Lüke, acompanhados pelo chefe de gabinete, Olyntho Gomes de Sá; o General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, que é diretor de obras de Cooperação do Exército, e o General Rogério Cetrim de Siqueira, comandante do 1º Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Nordeste.
Durante dois dias, os dirigentes e suas equipes técnicas farão vistorias no canteiro e nas obras iniciais do trecho de aproximadamente 18 km que está a cargo do Exército, fruto de convênio firmado com a VALEC em setembro de 2020. À época, na cerimônia de assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED), o presidente Jair Bolsonaro declarou “nosso compromisso é fazer obras com menos recursos e criatividade”. Com essa parceria entre VALEC e Exército, a corporação voltou a executar obras ferroviárias após mais de 20 anos, estabelecendo uma relação vantajosa para as duas instituições e, consequentemente, para a infraestrutura brasileira.
Nova parceria
Segundo André Kuhn, que é engenheiro formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e militar da reserva, o convênio firmado com o Exército Brasileiro trouxe uma série de vantagens tanto para a VALEC quanto para a corporação. “Nós certamente estabelecemos uma relação ganha/ganha. O Exército, porque volta a obras ferroviárias e recebe de nós a transferência do conhecimento que nossa empresa adquiriu construindo grandes ferrovias estruturantes. A VALEC, pela confiança que tem no EB e porque conseguiu agilizar o ingresso de trabalhadores nas obras do lote 06, o que teria levado mais tempo com o processo licitatório de uma construtora. E ganha a sociedade, que receberá, em breve, um grande ativo de infraestrutura”.
Cientes dos benefícios da parceria, VALEC e Exército devem assinar novo TED para a construção de um trecho com aproximadamente 11,8 km, que fará a ligação das obras remanescentes do lote 06 com a ponte do Rio São Francisco. A expectativa é que essa obra seja operacionalizada pelo 2º Batalhão Ferroviário (Araguari-MG) e que a formalização do novo convênio aconteça nos próximos 45 dias.