A autorização permite atividades de monitoramento em 20 cavernas
No mês passado, (7), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) emitiu a autorização de captura, coleta e transporte de material biológico para as atividades de caracterização e monitoramento de fauna carvenícola em 20 cavidades selecionadas na Ferrovia de Integração Oeste – Leste (FIOL 2), nos lotes 06F (Santa Maria da Vitória a Serra do Ramalho) e 07F (São Desidério a Santa Maria da Vitória).
As atividades de fauna são realizadas em dois períodos distintos. A previsão é iniciar no mês que vem, na época das chuvas, e prosseguir em julho, no período da seca. As pesquisas em diferentes sazonalidades são estabelecidas como condicionantes pelo órgão licenciador, visto que variações climáticas influenciam nos hábitos das espécies.
No tocante ao licenciamento ambiental, os estudos são essenciais para possibilitar a avaliação dos potenciais impactos da ferrovia na biodiversidade local, caracterizar o grau de relevância e a área de influência da cavidade, como também verificar as variações de espécies e suas populações.