A Infra S.A. participou de um painel de referência que debateu as etapas do Planejamento Integrado de Transportes (PIT) e do Plano Nacional de Logística (PNL), promovido pelo Tribunal de Contas da União.
Na oportunidade, os representantes da Infra S.A. puderam falar sobre o papel da empresa no PNL, um dos principais instrumentos que o Poder Público dispõe para planejar, no longo prazo, a infraestrutura de transportes brasileira.
Em sua elaboração, a Infra trabalha em cooperação com o Ministério dos Transportes e com o Ministério dos Portos e Aeroportos. “Nosso papel é construir um plano nacional que atenda todos os modos de transportes. Dessa forma, o diálogo com os dois ministérios é constante.”, afirma Fernanda Marinela, chefe da Superintendência de Integridade e Riscos.
Com foco no desenvolvimento de uma infraestrutura eficiente, sustentável e inovadora para o Brasil, a empresa subsidia tecnicamente o planejamento do PNL.
“A Infra S.A. trabalha com subsídio para que o Ministério dos Transportes tenha a melhor tomada de decisão com base em justificativas técnicas e de longo prazo.”, explica Leandro Rodrigues e Silva, superintendente de Planejamento e Estudos de Transporte da Infra S.A.
De acordo com Fernanda Marinela, a forma como o PNL foi elaborada permite que ao longo do processo ele passe por adequações caso sejam necessárias.
“É um plano plenamente adaptável de acordo com a priorização de cada um dos ministérios. A equipe técnica da Infra S.A. está aberta e apta a fazer essas adequações”.
A Infra S.A. desenvolve um planejamento de transportes de forma integrada e intermodal que presa pelo rigor técnico na elaboração dos planos.
Em recente discurso, o diretor-presidente, Jorge Bastos, destacou que a elaboração do PNL é uma das principais missões da Infra S.A. e pediu diálogo com mais diversos setores para que ele seja plural e eficiente.
“A gente precisa dialogar com todos os setores da economia, logística, estados e municípios para fazer um Plano construído coletivamente que atenda ao desenvolvimento da infraestrutura do Brasil.”, afirmou.
O PNL identifica e propõe, com base no diagnóstico atual, soluções que contribuam para o desenvolvimento brasileiro. O objetivo é indicar empreendimentos que propiciem a redução dos custos, melhorar o nível de serviço para os usuários, buscar o equilíbrio da matriz, aumentar a eficiência dos modos utilizados para a movimentação das cargas e diminuir a emissão de poluentes.