O terminal PAR09, no Porto de Paranaguá, foi leiloado nesta quinta-feira, na B3, em São Paulo. A Infra S.A. foi a empresa responsável pelo Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental que permitiu a concessão da área.
A nova gestora do espaço, FIP Multiestrategia (da Quadra Gestão de Recursos), deverá fazer investimentos de R$ 910,6 milhões de reais pelos próximos 35 anos, conforme estabelecido no edital.
Com os recursos, será construída a 1ª etapa do Píer F, com dois novos berços com capacidade operacional de 4 mil toneladas por hora cada um e porte para atender uma geração superior de navios, os greneleiros de classe Mini Capesize, com até 125 mil TPB. Além disso, a capacidade portuária do terminal será aumentada em 3,2 milhões de toneladas de grãos por ano no corredor oeste, com a construção de 162 mil toneladas de capacidade estática.
O PAR09, de aproximadamente 26,5 mil metros quadrados, é voltado à movimentação de granel vegetal, em especial soja, milho e farelos. Atualmente, Paranaguá é o segundo porto organizado com maior movimentação de cargas do país.
O valor da outorga do leilão foi de R$ 615mil.