29 de março de 2022

Estudo do Componente Quilombola da FICO resulta na elaboração de um livro

Esta já é a quarta publicação decorrente das atividades ambientais da Valec

As atividades de licenciamento ambiental da Valec, mais uma vez, dão origem a um livro. O Estudo do Componente Quilombola (ECQ), realizado para viabilizar as obras da Ferrovia de Integração Centro Oeste (FICO), possibilitou a  produção do livro “A Traição”.

Com textos de Simone Gallego e ilustrações do artista plástico brasiliense Leonardo Branco, a publicação conta a história da comunidade quilombola João Borges Vieira, moradores de Uruaçu (GO), município situado na área de influência do empreendimento, no trecho entre o Pátio de Campinorte (GO) e o Pátio de Lucas do Rio Verde (MT).

Dedicada a contribuir com o resgate e a preservação do patrimônio cultural da comunidade, a estatal idealizou a criação do livro apesar de esta não ser uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental.

O material já foi aprovado pela comunidade, pela Fundação Cultural Palmares e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que são os órgãos intervenientes aos processos de licenciamento ambiental em terras ocupadas pelas comunidades remanescentes quilombolas.

O lançamento do livro irá acontecer no dia 13 de abril e será transmitido pelo nosso canal do YouTube. O download da obra está disponível em pdf no site da empresa e pode ser acessado aqui.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social