Nesta terça-feira (13), a Infra S.A. apresentou ao governo do município de Caxias do Sul (RS) os estudos que fazem uma análise sobre os investimentos que serão necessários para a operação do novo aeroporto da Serra Gaúcha. A empresa realizou um diagnóstico socioeconômico e as perspectivas de demanda por voos na região para traçar a relação de custo e benefício de uma futura concessão para o aeroporto.
O trabalho desenvolvido pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) e pela Superintendência de Projetos Especiais e Aeroportuários analisa três possíveis modelos de negócios propostos pela prefeitura de Caxias do Sul. A conclusão do estudo da Infra S.A. indica que a concessão da infraestrutura de apoio do aeroporto, como estradas de acesso ao terminal, é o cenário mais vantajoso para o município.
Próximas etapas – Durante a apresentação, representantes da prefeitura de Caixas do Sul indicaram o interesse do município para que os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a futura concessão do aeroporto sejam desenvolvidos pela Infra S.A. O trabalho envolve estudos de mercado, estudos socioambientais, modelagem jurídico-regulatória, estudos de engenharia e modelagem econômico-financeira.
Panorama – Além da apresentação dos estudos para o aeroporto, a equipe da Infra S.A. discutiu a possibilidade da elaboração de um Panorama Logístico para a Serra Gaúcha. O documento tem o objetivo avaliar o potencial da região e de sua inserção na dinâmica logística, tanto em nível estadual como regional e nacional.