Na próxima segunda-feira (13), a Infra S.A. participa da audiência pública sobre os estudos para a concessão do canal de acesso do Porto de Paranaguá e Antonina. O trabalho desenvolvido pela empresa é a primeira proposta concessão de canal de acesso portuário do Brasil.
Os estudos englobam a dragagem de aprofundamento, manutenção e todos os serviços afetos ao canal de acesso, bacia de evolução e berços de atracação. No modelo atual, o calado no porto de Paranaguá é de 12,8m, podendo chegar a 13m em alguns trechos. Com as obras, essa profundidade chegará a 15,5m, o que permitirá o acesso de maiores embarcações possibilitando um ganho de eficiência dos terminais portuários da região de forma eficiente, segura e sustentável.
O diretor-presidente da Infra S.A. Jorge Bastos, destaca que o projeto inaugura os processos de concessão de infraestrutura de acessos aquaviários no Brasil “O novo modelo servirá de parâmetro para concessões em outros portos. Ele irá compensar a variação do câmbio, do preço do combustível e da inflação, viabilizando contratos de longo prazo”, explica.
Realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a consulta pública teve início no dia 9 de outubro e seguirá até o dia 22 de novembro.
A Audiência acontecerá no dia 13 de novembro de 2023, com início às 10h. Toda a sessão virtual será transmitida via streaming a toda a Internet, gravada e disponibilizada no canal da ANTAQ no Youtube. Não é necessária inscrição para assistir a Audiência Pública.
Os interessados em manifestar-se na audiência deverão se inscrever pelo aplicativo de mensagens “Whatsapp” no número (61) 2029-6940, podendo enviar sua contribuição por vídeo, áudio ou até mesmo por escrito. O período de inscrição será das 12h às 17h do dia 10 de novembro de 2023.