Os estudos da Infra S.A. para o arrendamento do terminal VDC29, no Porto de Vila do Conde, no Pará, foram apresentados durante a audiência pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) no dia 25 de janeiro. O terminal é voltado para a movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, especialmente grãos de soja e milho.
A área do arrendamento é caracterizada como Greenfield, ou seja, necessita de implementação total da infraestrutura, e superfície total da área são de 67.448 m². Os estudos da Infra S.A. estimam que serão investidos mais de R$ 660 milhões e a operação plena do terminal ocorrerá a partir do 7º ano de contrato de arrendamento.
Durante a audiência, técnicos da Infra S.A. explicaram as particularidades do projeto. O Porto de Vila do Conde está localizado no município de Barcarena (PA), próximo à Vila de Murucupi (antiga Vila do Conde), em frente à Baía de Marajó, formada pela confluência de diversos rios sendo os mais importantes: Tocantins, Guamá, Moju e Acará. O Porto se situa à margem direita do Rio Pará e está integrado ao Complexo Portuário Industrial de Vila do Conde.
Além de representantes da Infra S.A., a audiência contou com a presença dos diretores da ANTAQ, Lima Filho e Alber Vasconcelos, de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (SEPP/CC/PR), Companhia Docas do Pará (CDP).