18 de novembro de 2020

Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) é tema de conversa entre Valec e Frenlogi

Participaram também do encontro representantes do MInfra, Instituto Brasil Logística, Sudeco e o prefeito eleito de Água Boa/MT

A Diretoria Executiva da Valec recebeu hoje (18), na sede da empresa, o Senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – Frenlogi. O tema abordado foi a Ferrovia de Integração Centro-Oeste, a FICO, para a qual a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. obteve licença de instalação recentemente relativa ao trecho entre Água Boa/MT e Mara Rosa/GO (leia mais).

Participaram também do encontro o superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Nelson Fraga, o prefeito eleito de Água Boa/MT, Dr. Mariano Filho, o vice-presidente do Instituto Brasil Logística – IBL, Tiago Lima, o representante do Ministério da Infraestrutura, André Lindolfo, bem como assessores e técnicos dessas instituições.

Ao recepcionar a comitiva, o diretor-presidente da Valec, André Kuhn, frisou que “o compromisso assumido pela atual Diretoria Executiva da empresa com o ministro Tarcísio de Freitas é com resultados e disso não podemos abrir mão”, destacando, principalmente, as entregas realizadas pela Valec para a ferrovia em questão, como é o caso do projeto básico e da mencionada licença de instalação. Wellington Fagundes reforçou a expectativa do setor logístico e do estado do Mato Grosso com a Fico. “O desenvolvimento do Vale do Araguaia vai acontecer e é muito importante para o nosso estado e para o país como um todo”, afirmou Fagundes.

Dentre os assuntos abordados, destaca-se a proposta de celebração de cooperação técnica entre a Valec e o IBL. Além disso, o diretor de Engenharia da estatal, Washington Lüke, informou que, em breve, o site da Valec apresentará todas as informações sobre projetos de ferrovias, a começar pelas informações da FICO como: desapropriação, licenciamento ambiental, projeto básico, traçado. Trata-se de uma inovação que consiste na integração de sistemas de georreferenciamento e o BIM – Building Information Modeling, que permitirá o acompanhamento, por parte da sociedade e entes interessados, dos projetos executados.

A FICO e o investimento cruzado

A meta do Ministério da Infraestrutura, pasta supervisora da Valec, é de que a FICO seja construída pela iniciativa privada (Vale) a partir do investimento cruzado oriundo da renovação antecipada de outorga da Estrada de Ferro Vitória-Minas. À Valec caberá elaborar estudos ambientais, conduzir desapropriações, acompanhar e monitorar as obras em campo.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social