19 de outubro de 2020

Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) deve gerar até 3.400 empregos indiretos

Ao aliar economia e realocação de recursos para as obras, Valec avança na construção da ferrovia e gera empregos

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. tem se empenhado em reduzir gastos administrativos e realocado os recursos oriundos dessa economia nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – Fiol (saiba mais aqui). Estas, seguem em ritmo consistente e, mesmo com a pandemia causada pelo novo coronavírus, apresentam bom avanço físico, gerando aproximadamente 1240 empregos diretos e 2400 indiretos. Com a parceria firmada entre a estatal e o Exército e a chegada de todo o contingente destacado para a obra, a expectativa de geração de empregos é de 1700 diretos e 3400 indiretos.

Todo esse esforço vem sendo empregado pela empresa para atender as diretrizes do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra), que determinou como projeto prioritário a construção da Fiol, empreendimento executado pela estatal, que é vinculada ao MInfra. A ferrovia ligará o futuro porto de Ilhéus/BA a Figueirópolis/TO, ponto em que se conectará à Ferrovia Norte-Sul.

“Menos recursos e criatividade”
No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro esteve no canteiro de obras da Fiol prestigiando a assinatura do convênio celebrado entre a Valec e o Exército para a atuação da corporação nas obras do lote 6 da ferrovia. Diante de um cenário desafiador de restrição orçamentária, o presidente deixou uma mensagem clara aos gestores públicos: “nós temos um grande compromisso, que é fazer com que as obras aconteçam com menos recursos e criatividade para tirar o país da situação complicada que ainda se encontra.

A atuação da Valec proporciona à sociedade alavancagem da economia por meio do investimento público direto, fomentando desenvolvimento e empregos, mesmo diante da grave crise econômica que o país enfrenta, acirrada pela pandemia. O grande desafio do momento está em superar a escassez orçamentária e tornar possível a subconcessão da Fiol II (trecho de Caetité/BA a Barreiras/BA) até 2022, que atualmente tem aproximadamente 44% de avanço físico. A subconcessão da Fiol I (trecho de Ilhéus/BA a Caetité/BA) deve acontecer ainda este ano, de acordo com o planejamento do MInfra. A empreitada demanda um esforço da Valec, que conta com o apoio do ministério supervisor para a alocação de recursos suficientes, que permitirão o desenvolvimento do empreendimento e atingimento dos objetivos estabelecidos.

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Assessoria de Comunicação Social