Data de início: O marco inicial de contagem das obras da FICO I (Trecho entre Mara Rosa e Água Boa) foi datado em 18/04/2023, após publicação no DOU da DECISÃO SUFER Nº 52, DE 14 DE ABRIL DE 2023, da ANTT.
Percentual concluído: O avanço físico atual é de 15,4%.
Status: Estão em andamento as obras de implantação da infraestrutura e OAE (Obras de arte especial) nos pacotes de construção 02,03,04 e 05 da ferrovia e, no caso do pacote 01, além das etapas citadas, a etapa de superestrutura está sendo executada com previsão de conclusão de 14,8km de grade ferroviária para o ano de 2024. Outra obra iniciada é a do pacote 07 de construção com a implantação da Ponte sobre o Rio Araguaia com extensão de 1,6km.
Previsão de conclusão: O prazo sinalizado para cumprimento das obrigações de investimento da FICO está sinalizado na DECISÃO SUFER Nº 145, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2023, com conclusão em abril de 2028.
Quantitativos: 364,8km de ferrovia em bitola larga.
Totais contratados: Conforme Anexo 9 – ACORDO DE OBRIGAÇÕES DE INVESTIMENTO ao 3º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão EFVM, Capítulo 1 em seu item 3.2 – A estimativa do custo de implantação da infraestrutura e superestrutura ferroviária do Trecho a que se refere a subcláusula 3.1 (entre os municípios de Água Boa/MT e Mara Rosa/GO, incluindo os custos ambientais, de projeto e de desapropriações considerando o benefício do REIDI, na data-base de outubro de 2020, é de R$ 2.538.765.494,03 (dois bilhões, quinhentos e trinta e oito milhões, setecentos e sessenta e cinco mil, quatrocentos e noventa e quatro reais e três centavos).