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Ilhéus/BA - Caetité/BA
O trecho da FIOL entre Ilhéus e Caetité tem 537,2 km de extensão. Denominado FIOL I, é constituído pelos lotes 01F, 02F, 02FA Túnel de Jequié), 03F e 04F.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste se constituirá em um corredor de escoamento de minério do sul do Estado (Caetité/BA e Tanhaçu/BA) e de grãos do oeste baiano. Numa segunda etapa, será expandida até a Ferrovia Norte Sul, possibilitando a agregação de carga do centro-oeste brasileiro. O escoamento da carga ocorrerá pelo Porto Sul, importante complexo portuário a ser construído pelo Governo do Estado da Bahia, nas imediações da cidade de Ilhéus/BA.
A Ferrovia de Integração Oeste-leste tem um total de 1.022,6 km em construção e investimento previsto de R$ 8,9 bilhões (FIOL 1 e FIOL 2).
Em 08/04/2021, o ativo foi arrematado pela empresa BAHIA MINERAÇÃO S.A., pelo valor de outorga de R$ 32,7 milhões, com previsão de investimentos da ordem de R$ 3,3 bilhões, sendo R$ 1,6 bilhões para a conclusão das obras. No dia 03/09/2021, assinaram o contrato de subconcessão a Infra S.A., a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a BAMIN.
A implantação desse trecho proporcionará uma nova logística regional de transporte de minério de ferro e o desenvolvimento da exploração de outros minerais, bem como, viabilizará nova alternativa para o escoamento da produção de açúcar, milho, etanol, soja e seus subprodutos farelo e óleo na área de influência da ferrovia.
O EVTEA desse trecho, foi finalizado em maio de 2012.
Em 08 de abril de 2021, ocorreu o Leilão para subconcessão do trecho ferroviário entre os municípios Ilhéus/BA e Cetité/BA – FIOL 1, com 547km de extensão, arrematado pela subconcessionária Bahia Ferrovias S.A.. A subconcessão terá duração de 35 anos, conforme o Edital de Concorrência Internacional nº 01/2020 e contrato assinado em 03/09/2021. O objeto da contratação é a Subconcessão da construção e da prestação de serviço público de transporte ferroviário de cargas associado à exploração da infraestrutura da malha ferroviária da EF-334, no trecho compreendido entre Ilhéus/BA e Caetité/BA.
Caetité/BA - Barreiras/BA
O trecho da FIOL entre Caetité e Barreiras tem 485,4 km de extensão. O trecho, denominado FIOL II, é constituído pelos lotes 05F, 05FA (Ponte sobre o Rio São Francisco, 06F e 07F.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste se constituirá em um corredor de escoamento de minério do sul do Estado (Caetité/BA e Tanhaçu/BA) e de grãos do oeste baiano. Numa segunda etapa, será expandida até a Ferrovia Norte Sul, possibilitando a agregação de carga do centro-oeste brasileiro. O escoamento da carga ocorrerá pelo Porto Sul, importante complexo portuário a ser construído pelo Governo do Estado da Bahia, nas imediações da cidade de Ilhéus/BA.
Atualmente, o empreendimento gera na FIOL 2 cerca de 1.000 empregos diretos e cerca de 2.000 empregos indiretos.
A Infra S.A. tem concentrado esforços para viabilizar a subconcessão da FIOL II nos moldes do que foi realizado na FIOL I.
No lote 6FEB, trecho com extensão de 18,34 km 645+700 ((latitude:-13,16344916/longitude:-44,63729388) e 664+040 (latitude:-13,28106972/ longitude:-44,55448083)), as obras estão sendo conduzidas pelo Exército Brasileiro via Termo de Execução Descentralizada firmado com a Infra S.A.
Barreiras/BA - Figueirópolis/TO
Ao conectar-se com a FNS em Figueirópolis/TO, a FIOL formará importante corredor logístico de transporte, ampliando as possibilidades de escoamento da produção econômica do país.