Na última semana, representantes da Infra S.A. estiveram no município de Caetité, na Bahia, para uma vistoria às obras da segunda etapa Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a FIOL II. A ferrovia faz parte do programa de 100 dias do Ministério dos Transportes, que prevê o lançamento do edital para a contratação de serviços para o acabamento e manutenção dos 142 quilômetros restantes para a conclusão do lote 7.
Durante a visita, os técnicos da empresa também estiveram na maior ponte ferroviária da América Latina, que fica sobre o Rio São Francisco. A infraestrutura da ponte já foi concluída e agora aguarda a colocação do lastro, dormentes e trilhos. A expectativa do Ministério dos Transportes é de que a Infra S.A. realize a licitação para o trecho que faz a ligação entre os lotes 6 e 7 até o final deste ano.
Atualmente, 600 pessoas trabalham nas obras da FIOL, que se encontra em diferentes estágios a depender do lote. As visitas aos trechos em obras também contaram com encontros e reuniões com representantes das construtoras e de empresas que fazem a gestão ambiental do empreendimento.
Ferrovia sustentável – Os estudos desenvolvidos pela Infra S.A. para o a FIOL foram desenvolvidos para ocasionarem o menor impacto ambiental possível. Além da vistoria física do empreendimento, a equipe da empresa verificou os atendimentos aos aspectos ambientais das obras, como a preservação de cavernas e cursos hídricos além dos dispositivos de passagem de fauna.
Corredor logístico
A FIOL se constituirá em um corredor de escoamento de minério do sul da Bahia e de grãos do oeste baiano. A estimativa é de que, quando estiver em plena operação, promova uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
om aproximadamente 1.527 km de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste – Leste (FIOL) ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral da Bahia) ao município de Figueirópolis (no Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. Em abril de 2021, a primeira etapa da ferrovia, denominada FIOL I, foi subconcedida à mineradora BAMIN.
A Infra S.A. atua na etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL II) que conecta as cidades baianas de Caetité e Barreiras. O planejamento do Ministério dos Transportes é que se torne um empreendimento viável para a subconcessão em 2023.