A Infra S.A. desenvolveu uma nova metodologia para avaliar a competição entre portos que movimentam o mesmo perfil de cargas. O trabalho desenvolvido pela estatal foi apresentado no 37º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, promovido pela ANPET, realizado ao longo desta semana na cidade de Santos (SP).
O documento permite formalizar a construção de zonas de competição e assim definir qual é a área de influência de um complexo portuário. Com o conhecimento dessa área de influência é possível identificar uma demanda potencial disputável entre os portos pertencentes dessa região e, com isso, aprimorar as projeções de demanda para cada porto. Além disso, produz insumos para uma tomada de decisão mais estratégica do porto e um direcionamento mais eficiente dos investimentos.
A metodologia, voltada ao planejamento de longo prazo, foi construída por meio de um método quantitativo e pode ser reproduzida sistematicamente, e assim ser utilizada na elaboração dos Planos Mestres Portuários desenvolvidos pela empresa. Os Planos Mestres trazem uma visão ampla e detalhada das condições reais e gargalos existentes em um Complexo Portuário, e possibilitam a tomada de decisões relacionadas à implementação de ações e investimentos necessários ao pleno atendimento da demanda projetada para aquele Complexo com níveis de serviços adequados e eficientes.