A concessão da hidrovia de Lagoa Mirim, no Rio Grande Sul, será o primeiro projeto de desestatização de um ativo hidroviário do Brasil. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, nesta segunda-feira (19), durante a abertura do fórum Nordeste Export, realizado em João Pessoa (PB).
A Infra S.A. realiza os estudos de viabilidade para o projeto, que possui extensão de 1860 quilômetros e faz a ligação entre o Brasil e o Uruguai. O objetivo é que a navegação pelo canal fluvial permita o escoamento de cargas pelo Porto de Pelotas, liberando cargas por rotas no Oceano Atlântico
“Esse é mais um esforço do Governo Federal em fortalecer as relações entre Brasil e Uruguai e ampliar a integração logística dos países do Mercosul. Esse projeto se soma ao da construção da nova ponte do Rio Jaguarão, anunciada hoje (19) pelo ministro Renan Filho e que é conduzida pelo DNIT”, destacou o presidente da Infra S.A., Jorge Bastos.
Experiência
Vinculada ao Ministério dos Transportes, a Infra S.A. possui vasta experiência em projetos para o setor portuário, sendo responsável pela estruturação de mais de 80 projetos de arrendamentos portuários. A participação da Infra S.A. no fórum Nordeste Export permite que a estatal estabeleça um diálogo com as principais autoridades e lideranças empresariais do setor de logística, infraestrutura e transportes do país.
Visita técnica
Uma visita técnica ao Porto de Cabedelo também fez parte da programação do Nordeste Export 2023. O Prêmio Antaq 2022 apontou o porto paraibano como o segundo melhor do País na categoria “Conformidade Regulatória”. A Infra S.A. foi a empresa responsável pelos estudos que resultaram no arrendamento de três terminais localizados no porto.