As ações de integridade desenvolvidas no âmbito da Infra S.A. foram destaques do “Workshop Integridade em Foco”, promovido pelo Ministério dos Transportes (MT) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) nos dias 20 e 21 de agosto.
No primeiro dia do evento, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, participou do painel Perspectiva do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial na visão das entidades vinculadas ao MT. O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabricio Galvão, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Rafael Vitale, também participaram do debate, que foi mediado por Henrique Ramos, chefe da assessoria especial de controle interno do Ministério dos Transportes.
De acordo com Bastos, desde que assumiu a pasta, o ministro Renan Filho estabeleceu como prioritárias ações voltadas à promoção da integridade, o que também tem sido uma das principais diretrizes da Infra S.A.
“Nossa empresa cumpre 100% dos tópicos do Guia de Transparência Ativa elaborado pela CGU. Adiciona-se a isso termos alcançado o grau 9 de maturidade Comissão de Ética da Infra S.A. durante a última avaliação promovida pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República. As ações são sistêmicas e fazem parte de um programa de integridade, transparência e ética robusto e eficaz”.
Para o diretor, a transparência nas ações e o compromisso com a ética criam um ambiente propício para a inovação e o crescimento sustentável. Bastos afirmou, ainda, que estabelecer padrões claros de conduta para funcionários e parceiros garante que as operações da empresa fiquem alinhadas aos mais altos princípios éticos e legais.
“Isso minimiza a exposição a riscos financeiros e de imagem. Além disso, com a adesão ao Pacto, a Infra S.A. fortaleceu sua capacidade de atrair investimentos e parcerias estratégicas, uma vez que a integridade empresarial é um fator decisivo na construção de confiança com stakeholders e investidores.”
Além do diretor-presidente da Infra S.A., o evento também contou com a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho; da CGU, Vinicius Marques de Carvalho; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, entre outras autoridades.
Outras iniciativas
As licitações da Infra S.A. estão mais transparentes. A empresa lançou editais que contaram com uma consultoria da CGU sobre os documentos técnicos. Em um desses projetos, houve uma economia de R$ 18 milhões no orçamento do projeto.
No Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), coordenado pela Associação de Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), a estatal obteve o nível Diamante em Transparência Ativa.
O Programa de Integridade da Infra S.A. estabeleceu ações prioritárias, contidas em seu Plano de Integridade, que reúnem um conjunto de procedimentos, princípios, normativos e mecanismos de prevenção, detenção e remediação de práticas de corrupção e fraude, ilícitos e outros desvios éticos. Dentre as iniciativas que merecem destaque, está a capacitação dos gestores em riscos e integridade, a elaboração da norma de relacionamento com o cliente, a revisão dos códigos de Conduta e Integridade e de Ética.