Um plano com os investimentos mais assertivos em infraestruturas de transportes para tornar o estado ainda mais competitivo nos cenários nacional e internacional. Esse é objetivo da parceria firmada nesta terça-feira (21) entre a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE) e a Infra S.A., para elaboração do Plano Estadual de Transporte e Logística, o PELT-MG.
A elaboração PELT-MG é um trabalho de planejamento técnico, com visão de Estado, e de longo prazo, baseado nas melhores práticas nacionais e internacionais de planejamento de transportes, onde busca-se traçar cenários de investimentos, avaliar e recomendar ações, obras e iniciativas voltadas ao transporte de bens e pessoas nas rodovias, ferrovias, aeroportos e vias navegáveis do Estado de Minas Gerais.
As duas empresas públicas firmam uma parceria pioneira entre entes de diferentes esferas buscando aproveitar ao máximo as expertises das instituições. O trabalho foi concebido e encomendado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais.
Segundo o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, “a parceria é uma oportunidade para aproveitarmos a evolução técnica que o setor de infraestrutura de transportes vem desempenhando nos últimos anos no âmbito federal, e aplicá-la com uma visão de Estado, em Minas Gerais, resultando em um portfólio de investimentos de longo prazo que mais beneficia a economia e a sociedade”.
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destaca que o esforço conjunto entre as instituições visa construir um futuro mais competitivo e sustentável para Minas Gerais: “O PELT possibilita a convergência do plano estadual com o desenvolvimento em nível federal. Isso traz previsibilidade para os investimentos, o que é fundamental para investidores e o financiamento das obras de infraestrutura”, afirma.
O Presidente da CODEMGE, Thiago Toscano, ressaltou que além da contribuição efetiva que o novo PELT-MG trará para o desenvolvimento do Estado, a iniciativa estabelece um marco importante para a CODEMGE, pois faz parte da estratégia de reposicionamento da empresa, dando sua contribuição efetiva para o planejamento e a estruturação de projetos estratégicos de investimento em infraestruturas do Estado.
A metodologia para a elaboração do PELT-MG baseia-se na mesma utilizada no Plano Nacional de Logística 2035 (PNL – 2035) e dos Planos Setoriais de nível Tático do Governo Federal, e a previsão é que o trabalho seja finalizado dentro de 18 meses.