Nesta terça-feira (22), a Infra S.A. e a Federação de Indústrias de São Paulo (Fiesp) assinaram um acordo de cooperação técnica que possibilita que as duas instituições conjuguem esforços para o desenvolvimento de ações voltadas para o planejamento e aumento da eficiência do setor de transportes no Brasil. A assinatura foi feita durante um evento sobre a importância da infraestrutura para o agronegócio, que contou com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho.
Durante a cerimônia de assinatura, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destacou que a estatal já iniciou os estudos para a nova edição do Plano Nacional de Logística, o PNL 2055. Segundo o diretor, a parceria com a Fiesp fortalece o setor de transportes e contribui para a redução de custos logísticos.
“A participação do setor industrial paulista no planejamento de longo prazo da infraestrutura de transportes é fundamental para ampliar a aderência do plano à realidade. As informações e o conhecimento da Fiesp possibilitarão o aprimoramento das metodologias já utilizadas e o desenvolvimento de novas ações voltadas para a inovação do setor e serão hospedadas na base de dados do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL)”, disse.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou que a cooperação mútua entre as duas instituições irá beneficiar os setores da indústria e dos transportes para tornar o Brasil mais competitivo.
Com a expertise da Infra S.A. no setor de transportes, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Fiesp resultará em estudos que serão desenvolvidos pelas duas instituições e voltados para a expansão da infraestrutura, redução de custos logísticos, redução da burocracia e desenvolvimento de novas tecnologias. Também serão realizados de eventos e workshops para debater iniciativas sustentáveis para a infraestrutura. O ACT prevê ainda a publicação de artigos técnicos com os resultados obtidos pelos estudos realizados no âmbito da parceria, que tem duração de dois anos, com possibilidade de renovação.