Nesta quarta-feira (23), a Infra S.A. participou da 8ª edição do Via Viva, o seminário socioambiental promovido pelo Ministério dos Transportes, que teve como foco o licenciamento ambiental de empreendimentos de infraestrutura. O evento reuniu representantes do setor público e privado para discutir os desafios e as melhores práticas para viabilizar desenvolvimento econômico e proteção ambiental.
Ao longo do dia, foram realizadas quatro mesas redondas com a participação de 25 palestrantes, que abordaram temas relacionados à legislação ambiental, inovações tecnológicas e a importância da sustentabilidade no planejamento de grandes projetos. Em sua participação na abertura do evento, o diretor de Empreendimentos da Infra S.A., André Ludolfo, ressaltou da atuação da empresa no processo de licenciamento ambiental.
“Esse é um tema que faz parte do dia a dia da Infra S.A., que conta com uma superintendência dedicada ao licenciamento ambiental e à gestão territorial dos empreendimentos de infraestrutura. Além disso, temos participados de uma série de debates para podermos avançar nessa discussão”, afirmou.
O subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, destacou a importância do licenciamento ambiental como um componente essencial no planejamento de infraestrutura. Para Benevides, construir empreendimentos em localidades onde biomas e comunidades tradicionais são impactados é uma tarefa complexa.
“O licenciamento ambiental é a garantia de que o processo de indução econômica considerou, em sua modelagem, os aspectos ambientais, climáticos e os desafios de convivência da infraestrutura com as pessoas”, disse.
Para o ministro substituto dos Transportes substituto, Adrualdo Catão, a sustentabilidade costumava ser tratada como tema secundário, e em contraposição ao desenvolvimento do setor de infraestrutura.
“O ministério tem conquistado posição de destaque, tanto na implementação cada vez mais rápida e eficiente dos seus projetos, quanto em respeito às determinações que hoje não são apenas do Brasil, que é líder em sustentabilidade, mas globais”, enfatizou Catão.
A abertura do seminário também contou com a presença de importantes autoridades, como o secretário nacional de Ferrovias, Leonardo Ribeiro, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Carlos Barros, e a secretária-executiva adjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Anna Flávia de Senna Franco.
Trabalhos técnicos-científicos
O evento também marcou o lançamento do livro oficial da edição 2024 do Via Viva. A publicação compila os melhores trabalhos técnico-científicos submetidos à comissão julgadora. São nove artigos, desenvolvidos por autores com graduação e pós-graduação, além de representantes de empresas do setor e das vinculadas ao ministério: ANTT, DNIT E Infra S.A. A edição deste ano, pode ser conferida aqui