A Infra S.A. publicou no Diário Oficial da União de hoje (11) o edital para contratar o projeto executivo de engenharia e a execução dos serviços para a conclusão das obras do lote 07F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a FIOL. A medida foi anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, no início do governo.
Localizado na Bahia, o trecho de 142 quilômetros passa pelos municípios de Correntina, São Desidério e Barreiras e está em fase de acabamento. Com a contratação, serão realizadas atividades de socamento – processo em que os trilhos são ajustados ao lastro da via férrea – além do alívio da tensão dos trilhos.
Corredor logístico
A FIOL se constituirá em um corredor de escoamento de minério do sul da Bahia e de grãos do oeste baiano. A estimativa é de que, quando estiver em plena operação, promova uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
Com aproximadamente 1.527 km de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste – Leste (FIOL) ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral da Bahia) ao município de Figueirópolis (no Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. Em abril de 2021, a primeira etapa da ferrovia, denominada FIOL I, foi subconcedida à mineradora BAMIN.
A Infra S.A. atua na etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL II) que conecta as cidades baianas de Caetité e Barreiras. O planejamento do Ministério dos Transportes é que se torne um empreendimento viável para a subconcessão em 2023.