No mês de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Água (22), a Infra S.A. coletou amostras de água da Terra Indígena Urubu Branco, no Mato Grosso, que serão analisadas para verificar a qualidade do recurso disponível à comunidade. O trabalho será realizado durante seis meses e as informações serão repassadas ao Ministério da Saúde. A ação faz parte do Projeto de Licenciamento Ambiental da Rodovia Federal BR-158/MT, em que a empresa é a responsável pela execução do Programa de Apoio à Terra Indígena Urubu Branco (PAÍNDIO), da etnia Tapirapé.
As amostras foram coletadas em pontos específicos próximos às oito aldeias que existem dentro do território. A atividade será realizada semestralmente durante dois anos para observar a variação da qualidade da água ao longo do tempo e orientar as ações para melhorar a saúde de todos que vivem na terra indígena.
O Subprograma de Promoção da Saúde Indígena busca mitigar e controlar os possíveis impactos do empreendimento sobre as características físico-químicas e biológicas dos recursos hídricos.
Além disso, a Infra S. A. realizou oficinas de plantio de mudas de espécies nativas com atividades teóricas e práticas voltadas para os indígenas.
No âmbito do licenciamento ambiental de seus empreendimentos, a Infra S.A. executa Programas de Monitoramento e Controle da Qualidade da Água dos cursos hídricos que são interceptados pelas obras de infraestrutura.
Compromisso Ambiental
A Infra S.A. é signatária da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e do Plano de Logística Sustentável (PLS). A empresa executa ações de monitoramento do consumo de água em suas instalações mediante as faturas da companhia de saneamento local, bem como adota e incentiva medidas que resultem na redução do consumo desse recurso natural.
Dia Mundial da Água
No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial das Águas. A data foi sugerida pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). O objetivo desse dia é promover a sensibilização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e a de outros seres vivos, bem como para a manutenção do equilíbrio ecológico dos ecossistemas. A data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a poluição e a contaminação.