Os avanços já alcançados e as perspectivas futuras para implantação da metodologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção, em português) no âmbito da Infra S.A. foram apresentados durante a segunda edição do seminário UnB – BIM, realizado nesta terça-feira (13). O evento consolidou os dois anos do contrato firmado entre a empresa pública e a UnB e que resultou em normativos, políticas, processos e treinamentos que apoiam o processo de utilização do GeoBIM nos empreendimentos do modo ferroviário, geridos pela empresa.
O evento também abordou a integração da metodologia BIM com o Sistema de Informação Geográfica, o GIS. A utilização em conjunto das tecnologias permite que os projetos de infraestrutura sejam desenvolvidos com um viés multimodal desde a concepção. Desta forma, é possível atuar de forma transversal com todas as atividades da empresa, como planejamento, meio ambiente e desapropriação e execução de obras.
A gerente de Geotecnologias Integradas da Infra S.A., Michelle Maura, ressalta que a empresa é protagonista na adoção do BIM & GIS (GeoBIM) no modal ferroviário brasileiro.
“Os resultados obtidos no setor ferroviário abrem espaço para que a metodologia também seja aplicada nos outros modos de transporte dentro da Infra S.A. pois permite que os diversos agentes possam criar modelos tridimensionais e digitais de qualquer tipo de construção, com foco na gestão da informação contida em todo o ciclo de vida do empreendimento, prezando pela qualidade e eficiência dos processos desenvolvidos.”, explica.
No evento, Michelle Maura também apresentou a Trilha do BIM, inserida no ambiente de capacitação voltada aos empregados da estatal sobre a utilização da metodologia. Foi anunciado também a homologação do software CDE – Ambiente Comum de Dados da Infra S.A. além do lançamento ao público do portal GeoBIM FICO+, plataforma de integração das informações relacionadas à Ferrovia de Integração Centro-Oeste.
Clique aqui e conheça a plataforma
Informação de Construção – A utilização do BIM na execução de obras e serviços de engenharia realizadas pela administração pública federal foi estabelecida pelo Decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020. A metodologia permite a integração de dados multidisciplinares em uma plataforma que gera uma representação digital do projeto, desde a fase de planejamento até a operação do empreendimento. O objetivo dessa iniciativa é incentivar o desenvolvimento do setor de construção, trazer mais economicidade para as compras públicas e maior transparência aos processos licitatórios, além de contribuir para a otimização de processos de manutenção e gerenciamento de ativos.