Nos dias 5 e 6 de junho, representantes da Infra S.A. estiveram nos municípios fluminenses de Itaguaí, Paraty e Mangaratiba para uma visita técnica aos pórticos de cobrança automática de pedágio instalados pela concessionária CCR RioSP na BR-101/RJ/SP.
A tecnologia, conhecida como Free Flow, permite que os motoristas trafeguem pela via sem reduzir a velocidade ou parar o veículo para pagar o pedágio. A cobrança acontece quando o veículo passa pelo pórtico, que o identifica de TAG eletrônica ou pela placa. Desta forma, o usuário pode realizar o pagamento da tarifa em até 15 dias pelo site da concessão, por meio de aplicativo de telefone e pelo WhatsApp da concessionária.
A equipe da Infra S.A. destaca que o sistema traz vantagens como fluidez e conforto para os usuários. A segurança do Free Flow também pode ser comprovada nos trechos em que foi aplicado, uma vez que desde o início oficial da operação, em março, não há registro de acidentes.
A experiência permitirá que a Infra S.A. continue a desenvolver projetos de concessões rodoviárias que possibilitem novas soluções para a cobrança de pedágios.
Os três pórticos instalados no trecho da BR-101 fazem parte dos testes regulatórios realizados pela concessionária. O projeto original estruturado pela Infra S.A., previa a obrigação de implantação do sistema Free Flow apenas na região metropolitana de São Paulo, porém o contrato permitia essa flexibilidade nos demais trechos.