Na última semana (06/10), a Infra S.A recebeu o Selo Prata 2021 do Programa Brasileiro GHG Protocol, conferido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) às entidades que realizam o Inventário completo dos Gases de Efeito Estufa (GEE).
Mundialmente, o GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol) é a ferramenta mais utilizada por empresas e governos para entender, quantificar e gerenciar emissões. Trata-se da maior base de dados pública de inventários corporativos de GEE da América Latina e utiliza-se de metodologias aderentes à ISO (International Organizations for Standardization) e ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
No Brasil, o Programa GHG Protocol tem o objetivo de promover a ampliação da mensuração de emissões de Gases de Efeito Estufa, bem como a publicação e inventariança das emissões nas mais diversas organizações. O desempenho positivo se reflete em vantagem competitiva e melhoria nas relações com os públicos de interesse das empresas que aderem ao protocolo, ampliando suas condições de participar do mercado de carbono.
Para a Infra S.A., o Selo Prata é um reflexo do compromisso socioambiental da estatal de infraestrutura de transportes, que vem reforçando sua atuação no mercado. A estimativa é de que os projetos em andamento gerem mais de R$ 200 bilhões em innvestimentos nos setores rodoviário, ferroviário, aeroportuário e aquaviário e a obtenção do selo constrói maiores oportunidades de negócios.