3 de maio de 2022

No ABIFER Conversa, Valec fala sobre os novos desafios da estatal

Em comemoração ao Dia do Ferroviário, ABIFER convidou diretores da empresa para falarem sobre o novo momento do setor

Na última segunda-feira (02), a Valec participou da 11ª edição do ABIFER Conversa, projeto lançado em agosto de 2021 pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, que promove conversas virtuais com personalidades do setor.

O diretor-presidente e o diretor de Negócios da estatal, André Kuhn e Alex Trevizan, foram recepcionados pelo presidente da ABIFER, Vicente Abate, e sua equipe para um bate-papo que abordou os novos desafios da Valec neste novo cenário ferroviário que se apresenta no país. A conversa, que foi transmitida ao vivo pelo canal da associação no YouTube, teve um caráter comemorativo em alusão ao Dia do Ferroviário, celebrado no dia 30 de abril.

Nas perguntas formuladas pela equipe da ABIFER e pela audiência via chat, composta por players da indústria ferroviária, jornalistas e especialistas do setor, ficou evidenciada a crescente confiança na expansão do modo ferroviário e nos benefícios das parcerias entre os setores público e privado para viabilizá-la.

Concessão de áreas de terminais e autorizações ferroviárias
Com o reposicionamento recente da Valec, que passa a ter maior foco na estruturação de um portfólio de produtos e serviços de inteligência, de forma não concorrente, mas complementar às necessidades mercadológicas, dois temas têm sido objeto de interesse do setor de infraestrutura logística: a concessão de áreas de terminais outorgadas à estatal e o novo marco legal de autorizações ferroviárias, que permite ao particular construir linhas férreas.

Durante o ABIFER Conversa, Kuhn e Trevizan falaram sobre o novo edital do Pátio de Santa Helena de Goiás, que deve ser publicado na próxima sexta-feira, 06/05, com vocação para a armazenagem e movimentação de graneis líquidos pela Ferrovia Norte-Sul (FNS). Informaram, ainda, que a Valec pretende implementar uma área de embarque e desembarque de cargas no pátio localizado em Anápolis/GO, também às margens da FNS. Além disso, expuseram os principais serviços de consultoria que estão na prateleira da estatal customizadas para o mercado das autorizatárias: Desapropriação e Gestão Ambiental.

A íntegra do ABIFER Conversa está disponível aqui.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social