O Plano Nacional de Logística 2050 (PNL 2050) em desenvolvimento pela Infra S.A. em parceria com o Ministério dos Transportes “será a base para definir os novos projetos de concessão de infraestrutura de transportes do país”. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, durante sua participação em um painel no P3C, evento voltado para o fomento do setor de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) no Brasil realizado nesta terça-feira (25), em São Paulo.
Segundo Bastos, a nova versão do PNL será construída com a participação dos mais diversos setores da sociedade para refletir as necessidades de todas as cadeias produtivas e regiões do país. “Assim, o PNL será a base da tomada de decisão do governo sobre quais projetos devem contar com investimentos públicos e quais devem ser voltados para iniciativa privada”, disse.
O PNL 2050 realizará um diagnóstico atualizado da infraestrutura de transportes no país. Essas informações são utilizadas para identificar e mapear os principais gargalos logísticos atuais e futuros, e com isso apresentar as soluções com base em diferentes cenários de investimentos que podem ser realizados até o ano de 2050. Para a coleta de subsídios para o plano, a Infra S.A. e o Ministério dos Transportes realizarão uma série de eventos em todas as regiões do país, que terão início ainda no primeiro trimestre deste ano.
Portfólio
O P3C tem como públicos-alvo empresas, entidades públicas e privadas e governos de estados e municípios que tem como foco realizar investimentos a partir da efetivação de projetos de concessão e PPPs. No evento, a equipe da Infra S.A. realizou uma série de encontros e reuniões para apresentação das soluções oferecidas pela empresa.
Além do PNL e da construção de ferrovias estruturantes para o país, a Infra S.A. conta com um portfólio de produtos que contempla diversos serviços voltados para infraestrutura de transportes. Para o Governo Federal, a empresa é responsável por estruturar mais de 90 projetos de concessões de ativos dos diversos modos de transporte (rodoviário, ferroviário, portuário, hidroviário e aeroviário).
Além de Bastos, o diretor de Planejamento, Cristiano Della Giustina, o presidente do Conselho de Administração, Antônio Mathias Nogueira e diversos superintendentes da estatal marcaram presença nos painéis realizados durante o evento, onde foram discutidos temas como o futuro das concessões, transição energética, mobilidade urbana, dentre outros assuntos fundamentais para o desenvolvimento da infraestrutura nacional.
Reconhecimento
Na segunda-feira (24), durante o Prêmio P3C, a Infra S.A. recebeu menção honrosa na categoria Melhor Gestão Pública de Projetos, com o projeto do Espaço Conecta, o centro de inovação da empresa.
O P3C e a Infra S.A.
O P3C é especializado no mercado de Parcerias Público Privadas (PPPs) e Concessões com foco em infraestrutura. A Infra S.A. realiza estudos e projetos a fim de viabilizar um ambiente de negócios atrativo para os investidores e que gerem benefícios para a sociedade.