O transporte aéreo de cargas no Brasil cresceu mais de 11% em relação ao ano de 2021 e ultrapassou a marca de 500 milhões de quilos carga movimentada. Os dados do Panorama de Transportes da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) divulgados nesta semana mostram que, somente no mês de maio, foram transportados 118,4 milhões de quilos de carga pelo setor aeroviário. O número representa um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o documento, elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística da EPL, as empresas aéreas aumentaram a capacidade de transporte de carga em mais de 30%. O número reflete o retorno da produção asiática com a flexibilização das restrições na China para combate ao COVID-19.
O expressivo aumento dos investimentos públicos no setor aeroviário, em comparação aos outros meses de 2022, também é destaque nesta edição. Foram aplicados cerca de 35 milhões de reais no mês de maio, quase cinco vezes mais do que a média dos meses anteriores deste ano. Da mesma maneira, os investimentos públicos ferroviários totalizaram cerca de 50,6 milhões de reais, representando quase quatro vezes a média do valor investido nos meses anteriores.
Transporte Rodoviário – A nova edição do painel Panorama de Transportes traz ainda os resultados que mostram um aumento de 11,9% do tráfego nas rodovias pedagiadas, em relação ao mesmo período do ano passado. Esse indicador confirma a retomada vista nos últimos meses de atividades industriais e do setor de serviços, como turismo e lazer. O fluxo de veículos leves e pesados nas vias concessionadas é uma das formas de medição dos níveis de atividade econômica, produção e consumo da população no Brasil.
Essas e mais informações estão disponíveis no Panorama de Transportes que detalha mensalmente os dados do setor de transportes e está disponível em https://ontl.epl.gov.br/paineis-analiticos/painel-panorama-transportes/