28 de novembro de 2024

Panorama Transportes: setor aéreo cresce em setembro e bate novo recorde histórico

Nova edição já está disponível no site da Infra S. A.
Foto: Infraero

A Edição de setembro de 2024 do Panorama Transportes já está no ar. Os dados coletados e analisados pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da Infra S.A indicam que o transporte aéreo de cargas desponta como um dos destaques do setor em setembro.

Com um crescimento de 10% no acumulado do ano, o segmento movimentou mais de 1 milhão de toneladas de carga aérea. A variação de 16,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior é significativa e representa a maior taxa de crescimento do ano, saindo de 103 milhões de kg em setembro de 2023 para 119 milhões no mesmo mês em 2024.

O setor aéreo internacional também obteve resultados expressivos, liderando o crescimento no trânsito de passageiros. Em setembro, o número de passageiros internacionais atingiu os melhores resultados da série histórica, iniciada em 2000, com um aumento de 20% em relação ao ano anterior, totalizando mais de 18 milhões de passageiros. Já o mercado doméstico apresentou um crescimento mais moderado, de 0,86%, transportando aproximadamente 69 milhões de passageiros ao longo do ano. No total, setembro registrou a movimentação de 10 milhões de passageiros, sendo 7,91 milhões no mercado doméstico e 2,10 milhões no internacional.

Em termos de investimentos públicos federais, dentre os modos de transporte analisados, o aeroviário se destacou com o investimento de R$ 66,9 milhões em setembro, contribuindo para um acumulado de R$ 565,5 milhões no ano, quase 60% maior do que os investimentos no setor aéreo no mesmo período do ano passado (Obs.: Inclui investimento da Defesa Aérea).

O investimento público para o setor aquaviário cresceu 31,7%, o ferroviário apresentou variação positiva de 6,4% e o rodoviário, 3,5%.

Transporte de combustíveis

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), no terceiro trimestre de 2024, o setor aquaviário apresentou um crescimento de 5,42% nos portos públicos, com quase 129 milhões de toneladas de cargas, estabelecendo um novo recorde para o período. As cargas que tiveram maior destaque no trimestre foram Gás de Petróleo (+56,12%), Trigo (+31,43%) e Adubos Fertilizantes (+23,68%).

O transporte rodoviário de combustíveis e derivados também apresentou um crescimento em 2024. O setor movimentou 61,8 milhões de metros cúbicos de carga, um aumento de 10,8% em relação ao ano passado. No mês de setembro, foram transportados 7 milhões de metros cúbicos de combustíveis para ser utilizado pelo setor.

Dados atualizados mensalmente

Essas e outras informações estão disponíveis no Panorama de Transportes elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da Infra S. A., que detalha mensalmente os dados do setor de transportes e está disponível na íntegra em: https://ontl.infrasa.gov.br/publicacoes/panorama-transportes/

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social
O Sistema de Pesquisa do portal Infra S.A. possui a funcionalidade de preenchimento automático (autocomplete).
Digite o assunto desejado para visualizar sugestões automáticas que facilitam sua busca. Caso prefira, preencha o campo de pesquisa e clique no ícone (lupa) para realizar uma consulta.
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors