As características da aviação regional no Brasil e a importância da avaliação econômica e priorização dos investimentos em aeroportos foram tema de uma apresentação da Infra S.A. nesta quarta-feira (18) durante o XX Simpósio de Transporte Aéreo (SITRAER), realizado em Joinville (SC).
O evento reuniu representantes nacionais e internacionais da pesquisa científica e da cadeia produtiva para debater o desenvolvimento técnico do setor aeroportuário no Brasil e na América Latina.
Responsável pela elaboração de estudos de viabilidade e projetos de engenharia para o setor, a Infra S.A. tem atuado para estruturar concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) de aeroportos regionais e no desenvolvimento de planos diretores aeroportuários.
Atualmente, a Infra está em tratativas com estados e municípios para o desenvolvimento de estudos de viabilidade de concessões e PPPs aeroportuárias. Recentemente, a empresa finalizou os estudos de pré-viabilidade para a concessão do Novo Aeroporto da Serra Gaúcha e para o desenvolvimento de PPPs para oito aeroportos localizados no Amazonas.
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destaca que a participação da empresa no setor possibilita a ampliação da malha aérea regional.
“Viabilizar novas rotas aéreas para o Brasil e a América Latina é fundamental para que a região continue a crescer. Os estudos da Infra S.A. mostram que existe uma demanda por novas rotas e a empresa está pronta para desenvolver soluções voltadas ao setor aeroportuário”, afirmou.
Além dos técnicos da Infra S.A., o seminário contou com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério dos Portos e Aeroportos, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Prefeitura de Joinville, de companhias aéreas e de concessionárias de aeroportos. As universidades de Calgary, no Canadá, e de Coventry, na Inglaterra, também enviaram representantes.