17 de novembro de 2021

Passados 10 anos da “faxina nos Transportes”, Valec colhe os frutos do amadurecimento da integridade

Adesão ao programa Radar Anticorrupção do MInfra, pela atual gestão, consolida trajetória de fomento à Integridade e ao Controle Interno

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. é a empresa pública que estuda, projeta e constrói ferrovias no Brasil. É por meio da estatal que o Estado investe na infraestrutura ferroviária, levando desenvolvimento e renda para as regiões por onde a ferrovia passa.

Há aproximadamente 10 anos, o setor público de Transportes foi objeto de investigações que culminaram com a chamada “faxina nos Transportes”. Nesse contexto, então gestores da Valec foram indiciados e condenados por esquemas de corrupção.

De lá para cá, muito foi feito em prol do aprimoramento dos mecanismos de gestão e controle da estatal. Em 2012, foi realizado concurso público para ingresso de novos profissionais engajados com a função social da Valec e comprometidos com a melhor gestão dos recursos públicos. Desde então, a Valec vem atingindo índices de governança que permitiram superar os problemas do passado e operar com os menores custos do mundo na construção de ferrovias.

Ao assumir a condução da Valec em 2020, a atual gestão da empresa tratou de aderir ao programa Radar Anticorrupção do Ministério da Infraestrutura, referência no poder Executivo Federal em combate à corrupção. O programa é conduzido pela delegada da Polícia Federal Fernanda de Oliveira. Inspirado pelo sucesso da iniciativa da pasta supervisora, o Conselho de Administração da Valec convidou, em janeiro de 2021, a também delegada da Polícia Federal Nelbe Ferraz de Feitas para conduzir a área de Governança da estatal. De acordo com Freitas, quando ingressou na empresa pública, encontrou uma cultura de integridade amadurecida, o que facilitou o planejamento e receptividade às medidas que vem implementando. “O ambiente interno foi propício para trabalharmos com ênfase em Integridade e Controle Interno. Nós olhamos para o que aconteceu de negativo no histórico da empresa para que os mesmos erros não se repitam, mas nosso foco é no presente e no futuro da Valec”, afirmou a delegada.

Nelbe apresentou à Assembleia Geral da estatal uma proposta de fortalecimento do compliance em seu Estatuto Social, o que foi aprovado. Atualmente, está sendo elaborado um novo Regimento Interno com maior destaque para o tema e a estruturação de uma Superintendência e uma Gerência de Integridade. “A Valec é, hoje, um ambiente organizacional com forte aderência aos apontamentos e orientações dos órgãos de controle e isso acontece em todos os seus níveis hierárquicos”, declarou.

Linhas de defesa da Governança Corporativa
De acordo com a artigo 1º da Resolução CGPAR nº 21/2018, cabe ao Conselho de Administração das empresas estatais federais nomear e destituir auditores internos; responsáveis pelos setores de compliance, conformidade e controle interno; gestores de riscos; ouvidores; e corregedores, os quais terão mandatos de até três anos, renováveis por igual período. A Valec cumpre essa determinação e tem em seu quadro profissionais altamente qualificados que atuam nas linhas de defesa da Governança. Juntamente com a delegada Nelbe de Freitas, foram nomeados pelo Consad o auditor interno e servidor da CGU, Carlos Alberto Caetano; a ouvidora Rose Meire Cyrillo, promotora de justiça aposentada do MPDFT; e a corregedora, Muryell Silva, empregada pública de carreira dos Correios.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social