Plano Nacional de Logística 2025

O Plano Nacional de Logística 2025 foi desenvolvido pela Empresa de Planejamento e Logística com o horizonte de investimentos até 2025. O documento foi aprovado, em 2 de julho de 2018, pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República. A Resolução Nº 45, do Conselho, recomenda a instituição do Comitê de Governança do Plano.

O Relatório Executivo do PNL apresenta propostas para modernizar e integrar os diversos modos de transporte de forma a atingir uma maior efetividade dos investimentos na infraestrutura e contribuir com o desenvolvimento de um sistema inovador e eficiente para movimentação de cargas no país.

Já estão disponíveis nesta página diversas informações sobre a movimentação de cargas no Brasil, tais como o panorama do transporte inter-regional para o ano de 2015, a projeção das matrizes origem–destino para diversos horizontes, relatórios metodológicos e o simulador de custo de transporte.

Clique aqui para fazer o download do Relatório Executivo do PNL 2025.

A EPL é responsável pela elaboração do Plano Nacional de Logística (PNL), principal instrumento de planejamento integrado da infraestrutura de transporte do país em nível estratégico e que segue as diretrizes da Política Nacional de Transportes de competência do Ministério da Infraestrutura.
 
O PNL engloba levantamentos, pesquisas, análises, diagnósticos e propostas de solução para os gargalos existentes, considerando todas as malhas de transporte. Além disso, a EPL busca identificar alternativas otimizadas de cenários para a movimentação de cargas e pessoas no horizonte de longo prazo, considerando a intermodalidade de transporte, com eficiência nos campos logístico, tecnológico, energético, social, econômico e ambiental.
 
No âmbito do planejamento de longo prazo, a EPL desenvolveu metodologias e ferramentas que permitem o cálculo dos custos de transporte para os modos rodoviário e aquaviário – hidrovias e cabotagem – de acordo com grupos de mercadorias (granéis sólidos agrícolas, granéis sólidos não agrícolas, granéis líquidos, cargas gerais e cargas gerais em contêiner), além dos custos das operações de transbordo de cargas entre esses modos. Além disso, foram estruturados cálculos com os valores médios das tarifas de transporte ferroviário e tarifas acessórias.  Como forma de garantir a transparência e as melhores práticas de Governança Pública, a EPL disponibiliza um Manual contendo a descrição da Metodologia com toda a estrutura dos cálculos dos custos de transporte.
 
Acesse aqui e verifique a funcionalidade do simulador e apresente sugestões para o aperfeiçoamento metodológico e melhoria dessa ferramenta. As mensagens podem ser enviadas para o e-mail simuladordecusto@epl.gov.br
 

A EPL atualmente desenvolve o Plano Nacional de Logística (PNL), que tem como objetivo elaborar o planejamento estratégico para otimizar a movimentação de cargas com o uso dos diferentes modos de transporte, utilizando as ferrovias, a cabotagem e as hidrovias interiores como sistemas de alta capacidade, integrados a malha rodoviária regional de forma sinérgica e harmônica.

Os primeiros resultados das simulações do PNL, mostrando o panorama do transporte inter-regional de carga, são apresentados com a seguinte estrutura:

 

Divisão modal para o ano 2015

 

Divisão por grupo de mercadoria para o ano 2015

Toneladas quilometros úteis (TKU) em percentual

 

Distribuição das emissões de dióxido de carbono (CO2) por modo de transporte para o ano 2015

Milhões de Toneladas de CO2

Total: 107,5 milhões de toneladas de CO2

Carregamento para cada modo de transporte por grupo de mercadoria para o ano 2015

Comparativo dos grupos de mercadoria por modo de transporte – 2015

Arquivo para download da versão completa com os primeiros resultados do panorama do transporte inter-regional de carga para o ano 2015

Tamanho do arquivo: 3,40 MB

A EPL, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, elaborou a projeção das matrizes origem–destino do transporte de cargas para diversos horizontes, até o ano de 2035.

A construção das matrizes de origem-destino (O/D) das viagens do transporte de cargas envolveu a realização de levantamento do padrão de viagens inter-regionais, identificando os potenciais de produção e atração de cada localidade, bem como a distribuição entre elas.

As matrizes O/D, componentes essenciais na estrutura de insumos para o desenvolvimento do Plano Nacional de Logística (PNL), estão agregadas em quatro grupos de mercadorias:

  • Granel Sólido Agrícola – GSA: farelo de soja, milho em grão e soja em grão;
  • Granel Sólido Não Agrícola – GSNA: carvão mineral, cimento, minério de ferro e outros minerais;
  • Carga Geral – CG: alimentos e bebidas (processados), celulose e papel, outros da lavoura e pecuária, produtos básicos de borracha, plástico e não metálicos, produtos da exploração florestal e da silvicultura e manufaturados;
  • Granel Líquido – GL: combustíveis, petro e químicos.

 

Painel das matrizes OD no portal do ONTL (https://www.ontl.epl.gov.br/movimentacao-por-uf1)

 

Estão disponíveis para utilização os seguintes arquivos:

1. Relatórios:

Arquivos

02 de setembro de 2016

Construção da matriz O/D observada 

02 de setembro de 2016

Modelos de regressão para geração e atração de viagens 

02 de setembro de 2016

Modelo de distribuição de viagens 

02 de setembro de 2016

Projeções de atividades econômicas para matriz O/D 

2. Matrizes O/D de carga e metadados:

Arquivos

02 de setembro de 2016

Arquivo contendo os registros das matrizes de origem-destino inter-regional de carga e as informações referentes ao arquivo das matrizes para facilitar o entendimento dos campos apresentados 

A EPL realizou pesquisa com os embarcadores de cargas no país, entre os anos de 2014 e 2015.

Desenvolvida com mais de 13 mil entrevistas, a pesquisa “Perfil de Embarcadores e do Serviço Demandado” identificou os aspectos das empresas e as particularidades do serviço demandado.

As principais características levantadas foram o perfil socioeconômico do embarcador, o processo de escolha dos serviços oferecidos pelos transportadores, a relevância dos instrumentos regulatórios, o peso, o volume e o valor das cargas movimentadas, e os critérios para a utilização de outros modos de transporte.

Para a caracterização do perfil dos embarcadores foi aplicado um experimento de preferência declarada, em que foram apresentadas diversas alternativas de serviços de transporte para avaliação do respondente.

Ao identificar as variáveis que influenciam no processo de tomada de decisão de um embarcador, as informações coletadas na pesquisa permitem realizar análises relevantes para o estudo da movimentação de cargas.

Os resultados obtidos são a base para o estudo do comportamento atual e futuro da demanda por transporte rodoviário de cargas e do potencial para a utilização de outros modos de transporte, elementos fundamentais para a elaboração do Plano Nacional de Logística – PNL.

Estão disponíveis para a consulta e utilização os seguintes arquivos:

Arquivos

19 de dezembro de 2016

Relatório Final 

19 de dezembro de 2016

Apresentação dos principais resultados 

19 de dezembro de 2016

Metodologia do experimento de Preferência Declarada 

19 de dezembro de 2016

Base de dados da Preferência Declarada 

19 de dezembro de 2016

Questionário da Pesquisa 

19 de dezembro de 2016

Base de dados da Pesquisa 

A Pesquisa de Origem e Destino do Transporte Aéreo de Passageiros, realizada em 2014, teve como objetivo aprimorar, complementar e detalhar o sistema de informações da Aviação Civil no Brasil, além de manter a base de dados governamental atualizada nas áreas de logística e transporte.

Essa pesquisa, realizada em quatro etapas distintas, coletou informações em 65 aeroportos, que representavam 53,7% daqueles que operavam voos regulares no Brasil em 2012. Registra-se que, em termos de fluxo de passageiros, esse grupo de aeroportos correspondia a aproximadamente 99% do número total de passageiros embarcados naquele ano.

As entrevistas foram realizadas nas áreas de embarque nacionais e internacionais dos aeroportos. Dentre as principais informações coletadas, destacam-se o fluxo de passageiros entre os aeroportos, os municípios de origem e de destino final da viagem, a escolha dos aeroportos para o embarque e desembarque e os respectivos motivos de escolhas.

As informações coletadas foram utilizadas como base para o estudo do comportamento atual e futuro do transporte aéreo, elemento de importância relevante na elaboração do Plano Nacional de Logística – PNL, o qual irá identificar e propor uma série de ações para desenvolver e integrar os diversos modos de transporte.

Estão disponíveis para a consulta e utilização os seguintes arquivos:

Arquivos

16 de maio de 2017

Relatório Final – Pesquisa OD nos Aeroportos 

16 de maio de 2017

Base de dados – Pesquisa OD nos Aeroportos 

16 de maio de 2017

Dicionário de dados – Pesquisa OD nos Aeroportos 

Rodovias, ferrovias, hidrovias e dutovias são elementos localizáveis no espaço, portanto georreferenciáveis e passíveis de serem representados por meio de feições que ilustre graficamente suas conformações.

A visualização de informações da oferta de transporte no espaço é instrumento valioso no suporte a tomadas de decisões nos processos de planejamento.

No PNL, a caracterização da oferta é constituída pela rede georreferenciada, sendo que o “Cenário Rede Básica” é representado pela rede com os elementos das infraestruturas atualmente existentes para os diferentes modos, acrescida das obras com previsão de conclusão até o ano de 2020. O “Cenário PNL 2025” contempla os projetos de infraestrutura com previsão de conclusão, e com início de operação no ano de 2025.

Estão disponíveis os arquivos em formato “shape” para os dois cenários, contendo:

1.    Zoneamento
2.    Modo Aquaviário
3.    Modo Ferroviário
4.    Modo Rodoviário, e
5.    Modo Dutoviário

Arquivos

20 de março de 2018

Cenário PNL 2025 

20 de março de 2018

Cenário Rede Básica 
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