A nova edição do Plano Nacional de Logística (PNL 2055) pretende apresentar uma visão macro sobre o efeito dos custos dos pedágios na escolha de rotas para o transporte rodoviário de cargas e de passageiros. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pelo diretor-presidente da Infra S.A. Jorge Bastos, durante um evento que reúne as principais concessionárias de rodovias do Brasil. O diretor também destacou o papel da empresa em viabilizar novos projetos de concessões rodoviárias e solucionar questões para a retomada de investimentos em contratos antigos.
“Essa é uma determinação do Ministério dos Transportes: avançar com a agenda de concessões e garantir os investimentos para que a população tenha o melhor serviço. Além disso, estamos desenvolvendo estudos que demonstram como preço da tarifa pode impactar na decisão do transportador de optar por uma rota que desvie da rodovia concedida. Essa é uma das principais inovações que se pretende implementar para o setor rodoviário para o PNL 2055, que já está em fase de elaboração pela Infra S.A”, destacou.
Além da análise sobre as rotas de fuga (como são chamados traçados que driblam os pedágios), o PNL 2055 também pretende implementar uma avaliação sobre os efeitos da qualidade do pavimento e a relação da escolha do material com a degradação e os custos de manutenção de vias. É a primeira vez que um estudo de abrangência nacional sobre o tema será realizado no Brasil.
O PNL é um dos principais instrumentos estratégicos do governo para o planejamento de longo prazo da infraestrutura. O documento é desenvolvido pela Infra S.A. e subsidia a elaboração de planos táticos que indicam as carteiras de empreendimentos e das ações prioritárias para o desenvolvimento do setor de transportes como um todo, cargas e passageiros.
Novas concessões
Responsável por estudos de viabilidade para a concessão de rodovias, a Infra S.A. atua, dentro das diretrizes do Ministério do Transportes, para que os projetos resultem em empreendimentos mais modernos e seguros. Com mais de 18 mil quilômetros de rodovias em fase de estruturação, a estimativa é de que sejam gerados mais de R$ 100 bilhões de investimentos do setor privado em rodovias ao longo período dos contratos de concessão, de 30 anos.
O primeiro leilão rodoviário marcado pelo governo será realizado no dia 29 de setembro e prevê cerca de R$ 8 bilhões em investimentos com a concessão de 473 quilômetros de rodovias no Paraná.
Já no dia 25 de novembro, será realizado o leilão da BR-381/MG. A Infra S.A. realizou os estudos que preveem R$5,2 bilhões em investimentos em obras que vão resultar na redução de acidentes no trecho entre as cidades mineiras de Belo Horizonte e Governador Valadares, como duplicação da rodovia, passagens de pedestres, rampa de escape em área de maior risco de acidentes, criação de vias marginais em trechos urbanos e passagens de fauna.