Em seminário que acontece nesta sexta-feira (4), em Porto Velho (RO), o presidente da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, discursou sobre as atividades exercidas pela empresa, em particular, sobre a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que deverá passar pelo estado.
No evento, foi destacada a viabilidade e a necessidade da construção da ferrovia entre Vilhena (RO) e Porto Velho (RO). No intuito de diminuir o trânsito nas rodovias do estado e ampliar o escoamento da produção, a Valec lançou um edital de contração da empresa que fará o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) do trecho. Apesar de a licitação se encontrar suspensa pelo Tribunal de Contas da União, Josias Cavalcante Júnior confia no avanço dos estudos. “A Valec já prestou esclarecimentos ao TCU e pediu celeridade. Esperamos ainda no mês que vem contratar”.
O trecho tem investimento previsto de R$ 49 milhões e a previsão é que a fase de estudos (EVTEA e Projeto Básico) dure 22 meses. Os outros trechos da FICO estão em fase adiantada. De Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde (MT), o EVTEA já está concluído e de Lucas do Rio Verde a Vilhena (RO), deverá estar pronto em fevereiro de 2014. A expectativa é que, futuramente, a FICO seja ainda maior, tornando-se uma Ferrovia Transcontinental, ligando o Rio de Janeiro ao Acre, e ainda, aos portos do pacífico.
Durante o discurso, Josias Cavalcante Júnior falou também dos outros empreendimentos da Valec, como a Ferrovia Norte-Sul e a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-leste).
Crédito das imagens: divulgação VALEC
Texto: Assessoria de Comunicação