O projeto “Inovação com investimento Cruzado na antecipação do Contrato de Concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas”, elaborado pela Infra S.A., foi indicado ao prêmio internacional P3 Awards.
O projeto trata do primeiro investimento cruzado como parte das obrigações em razão da prorrogação antecipada, do contrato de concessão da EFVM, por mais 30 anos, para a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). O valor do investimento é de aproximadamente R$ 2,54 bilhões.
A cerimônia que anunciará os vencedores ocorrerá no dia 26/10, em Nova Iorque (EUA). O projeto de infraestrutura ferroviária concorre na categoria “Melhor Projeto de Estrutura Financeira” (Best Financial Structure Project) com outras cinco iniciativas.
FICO A construção da ferrovia é resultado de uma parceria entre a Infra S.A. e a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
O mecanismo de investimento cruzado permitiu que ao realizar a renovação antecipada da concessão das ferrovias operadas pela Vale, a empresa desse a contrapartida de realizar investimentos em obras nas estradas de ferro outorgadas à Infra S.A.
A primeira remessa com os trilhos que serão utilizados para a construção do trecho inicial, com 363 quilômetros de extensão e que vai até o município de Água Boa (MT), foi entregue no canteiro de obras, localizado no município de Mara Rosa (GO), no início de março.
Prêmio P3 Awards
A premiação internacional tem como objetivo reconhecer e condecorar iniciativas bem-sucedidas em parcerias público-privadas (PPP) firmadas por instituições de todo o mundo. Em 2022, projeto também desenvolvido pela Infra S.A., recebeu o 1º lugar no P3 Awards, com o projeto da concessão da BR-116/101/SP/RJ (Presidente Dutra e Rio-Santos), na categoria “Melhor projeto de rodovia, ponte ou túnel”.