Nesta quarta-feira (23), os estudos da Infra S.A. para a concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, no Paraná, foram aprovados pelo Tribunal de Contas da União. O trabalho, pioneiro no Brasil e em toda a América Latina, deve resultar em R$ 1,07 bilhão de investimentos que serão feitos na via hidroviária que as embarcações utilizam para chegar e sair do complexo portuário.
Pelo projeto, a futura concessionária irá assumir o empreendimento por 25 anos e será responsável por realizar obras de dragagem e derrocagem, além da sinalização náutica e monitoramento ambiental. Entre os destaques estão os serviços de aprofundamento do calado do canal, que passará dos atuais 13 metros de profundidade para 15 metros. Essa medida permitirá o acesso de embarcações maiores ao porto, o que traz ganhos de eficiência para os terminais portuários da região.
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destaca que o trabalho da empresa foi estruturado para garantir um aumento da movimentação de cargas no porto de maneira segura e sustentável.
“A Infra S.A. possui vasta experiência em projetos para o setor portuário. Com parâmetros rigorosos realizamos estudos para dezenas de leilões de arrendamentos de terminais portuários bem-sucedidos por todo o país. A concessão do canal de acesso do Porto de Paranaguá conta com a mesmo nível de qualidade já reconhecido pelo mercado”.
Modelo replicado
A modelagem aprovada pelo TCU nesta quarta-feira poderá ser replicada em outros complexos portuários pelo país. A estimativa do Ministério dos Portos e Aeroportos é de que o edital para a concessão seja publicado nos próximos meses e de que o leilão seja realizado já no segundo semestre deste ano.