29 de setembro de 2023

Rodovias Paraná: Consórcio Infraestrutura PR vence leilão do segundo lote de rodovias

Nesta sexta-feira (29), o Consórcio Infraestrutura PR arrematou em leilão a concessão do segundo lote das Rodovias Integradas do Paraná e será responsável por investir, pelos próximos 30 anos, R$ 10,8 bilhões em 604 quilômetros de extensão no sistema composto pelas rodovias federais BR- 153/277/369/PR e estaduais PR-092/151/239/407/408/411/508/804/855, no Paraná. No leilão realizado na sede da B3, em São Paulo, a concessionária apresentou uma oferta de desconto 0,08% na tarifa básica de pedágio.

A Infra S.A. foi responsável pelos estudos que possibilitaram o leilão da rodovia. Com o modelo proposto pela empresa no edital, cerca de 60 % do valor de investimento será realizado dentro dos primeiros sete anos da concessão. Os valores serão aplicados em obras de expansão de capacidade da via, duplicação de 350 quilômetros de faixas e outras melhorias. O trabalho também prevê outros R$ 6,8 bilhões em custos operacionais e administrativos, como por exemplo: serviços de atendimento médico e mecânico, sistemas de comunicação e conservação do sistema rodoviário.

Um dos destaques do segundo lote de rodovias é o trecho da BR-277, que conecta a Região Metropolitana de Curitiba ao Porto de Paranaguá, o principal corredor de exportação do estado.
Com o resultado do leilão estruturado com base nos estudos desenvolvidos pela Infra S.A., motoristas que passarem pelas três rodovias federais e quatro estaduais pagarão em média 40% menor aos valores que foram praticados anteriormente no estado.

Segundo o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, o novo contrato permitirá que os motoristas que utilizarem as rodovias paranaenses paguem uma média de 40%, em valores atualizados, a menos do que era praticado nas concessões vigentes até novembro de 2021.

“O projeto da Infra S.A. utilizou as mais avançadas metodologias de estruturação de projetos rodoviários nessa concessão. A criatividade aplicada, de forma transformadora, em unir rodovias estaduais e federais permitiu que pudéssemos chegar em uma tarifa-básica de pedágio consideravelmente menor do que a que era praticada anteriormente. Ao mesmo tempo, a otimização do projeto permite que sejam feitos investimentos expressivos na rodovia, como por exemplo mais de 350 quilômetros de duplicação”, destacou.

Lotes
A Infra S.A. desenvolveu os estudos de concessões dos seis lotes de rodovias no Paraná.

O leilão do lote 1 aconteceu em agosto e foi arrematado pelo consórcio Infraestrutura Brasil Holding, que irá investir R$ 7,9 bilhões na infraestrutura rodoviária pelos próximos 30 anos.
Os lotes 3, 4, 5 e 6 estão em fase de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

“Nossos dois leilões já trouxeram R$ 18 bilhões para o Paraná, fora o investimento em operação. O Paraná vai se notabilizar como um dos estados mais preparados com esse impulso na infraestrutura que estamos propiciando. Esse ciclo de investimento vai aproximar o estado do paraná ao estado de são Paulo em termos de atração de investimento e negócios do Brasil”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Inovações
O modelo operacional apresentado pelo projeto ainda traz propostas de modernização e inovação em tecnologias para auxiliar o monitoramento e assistência nas rodovias, como o investimento em câmeras com tecnologia OCR, que permitem reconhecimento de placas de veículos, em pontos estratégicos; Painéis de Mensagem Variável (PMV); iluminação em LED em pontos críticos como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos; Sistema de Pesagem automático em movimento (WIM) de caminhões; e sistema próprio de monitoramento meteorológico.

Outra novidade é a disponibilização de WiFi nos pontos de atendimento ao usuário e áreas de descanso para caminhoneiros, com a disponibilização de tecnologia 4G e sistema de telefonia em 100% da rodovia.

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Assessoria de Comunicação Social