12 de novembro de 2020

TCU autoriza licitação do trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol)

Em breve, o trecho de 537 km entre Caetité e Ilhéus/BA será operado por parceiro privado

Nessa quarta-feira (11), o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a publicação de edital para a licitação do trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), trecho de 537 km construído pela estatal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., que liga Caetité a Ilhéus, na Bahia.

O plenário da corte de contas aprovou, por unanimidade, a proposta do relator, ministro Aroldo Cedraz, e estipulou como condição para a realização do certame que o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, garanta que a concessionária terá meios de implantar infraestrutura portuária independente dos demais terminais do Porto Sul, de Ilhéus. Além disso, a empresa vencedora do certame terá que concluir as obras da estrada de ferro, que será entregue pela Valec com aproximadamente 75% de avanço físico concluído.

De acordo com o planejamento do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o edital deve ser publicado ainda este ano e o leilão acontecerá no primeiro trimestre de 2021. Para André Kuhn, diretor-presidente da Valec, a autorização do TCU é uma excelente notícia para o setor. “O Governo Federal nos deu a incumbência de alavancar a infraestrutura ferroviária do Brasil e a subconcessão do trecho I da Fiol vai permitir isso. A Valec está empenhada em avançar nas obras do segundo trecho da ferrovia, que vai de Caetité a Barreiras, para entregarmos a obra com aproximadamente 80% de avanço físico ao final de 2022”, afirmou Kuhn.

 Sobre a Fiol
Com aproximadamente 1.527 km de extensão, considerando o trecho III, cujos estudos de viabilidade foram realizados pela Valec, a Fiol ligará o futuro porto de Ilhéus a Figueirópolis (em Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul.

Fiol I: O trecho da Fiol entre Ilhéus e Caetité tem 537,2 km de extensão. Agora com a autorização pelo TCU, o planejamento do Ministério da Infraestrutura é de que o trecho seja subconcedido ainda em 2021.

Fiol II: O trecho da Fiol entre Caetité e Barreiras tem 485,4 km de extensão e está sendo construído pela Valec, gerando aproximadamente 1 mil empregos diretos. No último mês de setembro, foi firmada parceria entre a Valec e o Exército para que a corporação atue nas obras de parte do lote 6 da ferrovia (aproximadamente 18 km), trazendo maior celeridade às obras.

Fiol III: Para este trecho, a Valec realizou estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Quando construído, ligará Barreiras/BA a Figueirópolis/TO, onde acontecerá a conexão com a FNS.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social