23 de agosto de 2023

Terra indígena recebe 80 mil mudas de árvores por meio de programa ambiental da Infra S.A.

Ação iniciou em abril e deve chegar a 150 mil árvores plantadas

Técnicos da Infra S.A. estiveram nas Terras Indígenas Marãiwatsédé e Urubu Branco, em Mato Grosso, na última semana, para acompanhar os programas ambientais executados pela empresa nas aldeias.

As ações, que fazem parte do licenciamento ambiental para implantação da rodovia BR-158/MT, demonstram que a Infra S.A. está comprometida em aliar desenvolvimento da infraestrutura à preservação do meio ambiente e respeito aos povos originários.

Uma das iniciativas é o plantio compensatório de árvores nativas para reflorestar 93 hectares na Terra Indígena Marãiwatsédé (Xavantes). Ao todo, serão mais de 150 mil mudas plantadas em uma área equivalente a 93 campos de futebol.

A vistoria realizada pela equipe da Infra, verificou a execução de 49 hectares na Aldeia Madzabdzé (81.576 mudas de 72 espécies nativas). Foi visitada também a área de 44 hectares da Aldeia A’õpa onde será realizado o restante do plantio no próximo período de chuva.

Outra ação ambiental da Infra S.A. no âmbito do licenciamento é o ”Programa de Apoio à Terra Indígena Urubu Branco”, o PAINDIO, que promove ações educativas e intervenções orientadas para a mitigação dos impactos e a conservação dos recursos naturais.

Essa iniciativa promove a melhoria da qualidade socioambiental, cultural e econômica destas comunidades por meio de alternativas que estimulam o desenvolvimento sustentável em temas como saúde indígena, gestão de resíduos sólidos, recuperação de áreas degradadas, apoio ao fortalecimento das organizações indígenas e da cultura, e à proteção e fiscalização da TI. Durante a visita técnica, a Infra também efetuou a entrega de mais de 300 certificados de participação aos indígenas que participaram das oficinas educativas executadas pelo programa.

O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destaca que o PAINDIO terá continuidade até abril de 2024. O diretor explica que os diálogos constantes promovidos pela Infra S.A. permitem o melhor atendimento à comunidade.

“Essas ações são essenciais e demonstram a responsabilidade socioambiental do setor de infraestrutura no Brasil, que respeita os direitos das nossas comunidades indígenas”.

As ações da Infra S.A. nas Terras Indígenas são acompanhadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e por representantes das aldeias.

 

 

Oficinas ofertadas

 

Oficina de recursos hídricos e sua importância para fauna e flora

Oficina de educação ambiental – Lixo e resíduos sólidos

Oficina de produção de vídeo

Oficina de gestão da arte Apyãwa com foco na padronização e comercialização

Oficina de recursos hídricos e sua importância para fauna e flora

Oficina de educação ambiental – recuperação de áreas degradadas

Oficina de práticas agropecuárias sustentáveis

Oficina complementar de edição de vídeo

Oficina de educação ambiental – conservação das áreas de preservação permanente

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social