A Infra S.A. atingiu o nível mais alto da classificação de transparência da CGU. A informação está no Painel “Lei de Acesso à Informação”, disponível no site do órgão de controle.
Para atingir a primeira colocação, a Infra S.A. cumpriu 100% dos tópicos avaliados pelo guia, entre eles itens como “Ações e Programas”, “Dados Abertos”, “Receitas e Despesas”, “Licitações e Contratos” e “Serviço de informação ao Cidadão (SIC)”. O ranking avalia 49 itens de transparência ativa elencados pela CGU a serem atendidos pelos órgãos públicos, autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios. As organizações que cumprem todos os itens, na avaliação da CGU, figuram em primeiro lugar.
Para a diretora de Administração e Finanças da Infra S.A., Elisabeth Braga, a pontuação obtida demonstra que a transparência é um dos pilares da empresa.
“Disponibilizar as informações de forma clara e direta permite o controle da sociedade sobre as ações desenvolvidas pela empresa e isso muito importante, pois transparência é uma construção de todos”, afirmou.
Acesso à informação
O Guia de Transparência Ativa (GTA) para Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal é uma compilação de obrigações, elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU), cujo objetivo é auxiliar no correto cumprimento das obrigações previstas na Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011 – Lei de Acesso à Informação (LAI) e demais normas que regem o assunto. O GTA orienta as ações a serem seguidas e define os itens que serão avaliados pela CGU para formação do Ranking de transparência ativa.