A nova edição do Plano Nacional de Logística (PNL 2055) irá apresentar uma visão geral sobre o transporte regional de passageiros no Brasil. O anúncio foi feito pelo diretor de Mercado e Inovação da Infra S.A, Marcelo Vinaud, durante sua participação em um painel no Fórum de Mobilidade da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).
Segundo o diretor, a retomada dos investimentos no transporte ferroviário passa pelo crescimento do transporte de passageiros em linhas férreas.
“Há o entendimento de que linhas localizadas dentro da área de influência de grandes conurbações e que estão abandonadas ou subutilizadas podem ser reativadas para o transporte regional de passageiros. Um dos objetivos da nova versão do PNL é apresentar alternativas que viabilizem o compartilhamento de linhas que são operadas de forma exclusiva pelo transporte de carga com o transporte de passageiros”, destacou.
Além do planejamento do setor de transportes, a Infra S.A. também desenvolve estudos de viabilidade para tornar os projetos mais atrativos para os investidores.
O Plano Nacional de Logística (PNL) é um dos principais instrumentos que o Poder Público dispõe para planejar, no longo prazo, a infraestrutura de transportes brasileira. O PNL identifica e propõe, com base no diagnóstico atual, soluções que contribuam para o desenvolvimento brasileiro. O objetivo é indicar empreendimentos que propiciem a redução dos custos, melhorar o nível de serviço para os usuários, buscar o equilíbrio da matriz, aumentar a eficiência dos modos utilizados para a movimentação das cargas e diminuir a emissão de poluentes.