Mais uma etapa importante para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). Nesta quarta-feira (8), o canteiro de obras da FICO, em Mara Rosa (GO), recebeu 1.800 toneladas de trilhos.
O material foi transportado do Porto do Itaqui (MA) para a FICO via Ferrovia Norte-Sul (FNS) e será utilizado para a construção de alças de ligação entre as duas ferrovias. Dessa conexão, será formado um grande corredor logístico que permitirá o escoamento da carga para os principais portos do país.
A obra é executada pela empresa Vale como contrapartida de investimento pela prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas. Essa é primeira remessa de um total de oito mil toneladas de trilhos comprados pela Vale e que foram recebidas na última semana de dezembro de 2022.
A Infra S.A. obteve o licenciamento ambiental para o empreendimento e atua como fiscal das obras do trecho da FICO entre as cidades de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), que ainda se encontra em fase de serviços preliminares. A empresa também trabalha para desapropriação de 50 quilômetros de frente de obra, o que deve ocorrer ainda nos próximos meses.
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, afirmou que o andamento das obras é fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura do Brasil. Bastos ainda destacou que o fato dos trilhos terem viajado pela FNS demonstra a importância do modo ferroviário para o país.
“Essa entrega mostra a força das nossas ferrovias. Com o apoio do Governo Federal vamos avançar na implementação de outros trechos ferroviários com investimentos necessários para que o setor se desenvolva”, disse