Principal eixo estruturante do modal ferroviário, a ferrovia que integra o Brasil encontra-se em fase de finalização
Acompanhado pelo secretário Nacional de Transporte Terrestre Marcello da Costa, o diretor de Negócios da Valec, Jefferson Cheriegate, percorrerá, até a próxima sexta-feira (09), trechos de uma das maiores obras do setor ferroviário do país, a Ferrovia Norte-Sul (FNS), que vai do Maranhão até São Paulo.
O objetivo da visita é fazer o acompanhamento de todas as ações das obras remanescentes que estão sendo realizadas pelo Rumo, subconcessionária que venceu o leilão do trecho de 1.539 km em 2019. A previsão de finalização das obras é para 2021.
Sobre a FNS
A FNS foi um dos maiores investimentos históricos da infraestrutura brasileira e representa um divisor do modal ferroviário. A Valec atuou desde os estudos de viabilidade, elaboração do projeto até a construção de 2.259 km dessa ferrovia estruturante que corta o Brasil. Mesmo após a subconcessão desse importante ativo, a empresa pública atua no monitoramento, faz vistorias como a que acontece esta semana e é responsável pela realização do maior Plantio Compensatório da América do Sul. Ao todo, estão sendo plantadas mais de 4 milhões de mudas para a recuperação do Cerrado brasileiro em toda a extensão da Norte-Sul.
Cheriegate destacou a importância da conclusão desta obra de infraestrutura. “Estamos reencontrando esta obra que a Valec construiu e entregou para a iniciativa privada com 93% de execução física”. Já Marcello da Costa enfatizou a importância da finalização da FNS para o ano que vem. “A conclusão da Ferrovia Norte-Sul é uma grande conquista para a logística nacional”.