2 de dezembro de 2020

Valec e Vale realizam visita técnica aos municípios por onde a FICO irá passar

Trecho da Ferrovia de Integração Centro-Oeste que vai de Mara Rosa/GO a Água Boa/MT obteve Licença de Instalação do Ibama em setembro e já pode ser construído

Na última semana, técnicos e gestores da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A e da empresa Vale realizaram visita técnica aos municípios da região por onde a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) irá passar. Com a emissão da Licença de Instalação obtida pela Valec junto ao órgão licenciador, Ibama, caberá à empresa Vale a construção do trecho que vai de Mara Rosa/GO a Água Boa/MT. Esse trecho de 382 km será construído pela iniciativa privada graças ao investimento cruzado oriundo da renovação antecipada de outorga da Estrada de Ferro Vitória-Minas, uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura para viabilizar o empreendimento prioritário.

A visita às prefeituras teve como objetivo apresentar os planos para a execução do empreendimento. Com relação à FICO, caberá à Valec elaborar estudos ambientais, conduzir desapropriações, acompanhar e monitorar as obras em campo, daí a importância de iniciar essa aproximação com os municípios. “Viemos falar sobre licenciamento ambiental, entender as necessidades de licenciamento da região. Além disso, conversamos com cartórios sobre o rito necessário para as desapropriações, que devem ser céleres para que as obras possam ter início já no 1º semestre de 2021”, explicou Alex Rampazzo, superintendente de Gestão Ambiental e Territorial da Valec.

Nesta primeira rodada de visitas técnicas, além de Rampazzo, Luiz Ferreira, gerente de Desapropriação e Gestão Territorial da estatal e dois representantes Vale, Marconi Nóbrega e Ricardo Castilho, estiveram nos municípios de Goiânia, Alto Horizonte de Goiás, Mara Rosa, Nova Iguaçu de Goiás, Pilar de Goiás e Campinorte, no estado de Goiás. A comitiva planeja visitar as demais cidades localizadas na área de influência da FICO, no Mato Grosso, no início de 2021, conforme a evolução dos trabalhos. Tanto a Valec quanto a Vale já estão com equipes em campo realizando levantamentos topográficos e fundiários para o início das obras.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social