Acordo prevê a administração do ativo pela VLI nos próximos 15 anos; obras de operacionalização do terminal terão início a partir de julho
A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e a VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, assinaram o contrato de concessão do Terminal Integrador de Porto Franco (MA). O ativo estará sob administração da VLI pelos próximos 15 anos, com possibilidade de renovação por mais cinco. A VLI vai investir, entre obrigações contratuais, adequação e capacitação do terminal, mais de R$ 20 milhões durante o período. As obras no terminal terão início a partir do próximo mês e a previsão é de que as operações comecem no primeiro semestre de 2022. As obras para ativação do complexo devem gerar mais de 100 empregos no estado.
O ativo conta com estruturas de armazenagem e transbordo de grãos e a previsão é elevar a movimentação de cargas na região. O corredor compreende os estados do Tocantins e Maranhão e foi responsável pela movimentação de 41,7 milhões de toneladas nos últimos cinco anos, entre cargas que rodaram a Ferrovia Norte-Sul, subconcedida pela VALEC à VLI, e a Estrada de Ferro Carajás. O número representa um aumento de 89,5% no período, índice que reforça a importância do Arco Norte para o escoamento, em especial, dos crescentes fluxos do agronegócio brasileiro
Na pauta: novos negócios
Em sua função de empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura e braço ferroviário do Governo Federal, a VALEC tem a missão de contribuir para aprimorar a logística no Brasil de forma sustentável, competente e integrada. Para isso, tem nos terminais intermodais localizados ao longo das ferrovias que constrói (Ferrovia Norte-Sul, Ferrovia de Integração Oeste-Leste) ativos estratégicos para o fomento da infraestrutura nacional.
Nos últimos anos, a VALEC estruturou sua área de negócios com foco em uma maior sinergia com o setor privado, visando à formatação de parcerias e concessões que resultem na redução do custo logístico e, consequentemente, no desenvolvimento das regiões contempladas pelas ferrovias.
Sobre a VLI
A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Em 2007, foi a vencedora do leilão do Tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul, uma concessão da VALEC, estruturando a empresa Ferrovia Norte-Sul S.A. Com 720 km de extensão, o trecho vai Palmas/TO a Açailândia/MA, onde se conecta à Estrada de Ferro Carajás e acessa o complexo portuário de São Luís/MA.