28 de julho de 2016

VALEC implementa programa de qualidade nas obras

A VALEC deu início ao programa Construindo Qualidade nas Obras Ferroviárias. Os empregados que atuam diretamente nas construções vêm recebendo treinamento e passarão a ser cobrados para atenderem à risca as novas orientações.

Ontem e hoje, a capacitação foi oferecida aos profissionais responsáveis pela Ferrovia Norte-Sul (FNS), que atuam em Palmas-TO. No início do mês, os novos conhecimentos foram levados a Goianira-GO, para os empregados que trabalham nas obras da Extensão Sul da FNS. Em agosto, a previsão é dar treinamento para as equipes da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), na Bahia, com visitas aos escritórios de Jequié e de São Desidério.

O programa é desenvolvido pela Superintendência de Construção, localizada na sede, em Brasília-DF, e tem como origem os questionamentos dos órgãos de controle, em especial o Tribunal de Constas da União (TCU). “Sentimos a necessidade de organizar o trabalho. Assim, organizamos processos, normas e a matriz de responsabilidade”, falou o Superintendente João Carlos de Magalhães Gomes.

Os principais processos desenvolvidos pela superintendência são a medição, o recebimento de obras e a elaboração de termos aditivos. Para que todos os empregados da VALEC ligados à construção trabalhem uniformemente, esses processos foram mapeados, desenhados e amplamente difundidos. Todos, a partir do treinamento, terão que obedecer aos novos métodos de trabalho.

Os conhecimentos estão sendo bem recebidos pelos profissionais que atuam nas obras. O Gerente Regional da FNS (Polo Palmas), Moacir Sotero dos Santos Neto, disse que essas orientações são necessárias para que o funcionamento de toda a superintendência seja melhor compreendido. “Nós realmente precisávamos dessas informações. Nossa rotina de trabalho vai mudar, certamente, mas já estávamos preparados para isso”, falou.

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social