A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias já realizou o plantio de 775 mil mudas para recuperação do bioma Cerrado na extensão da Ferrovia Norte-Sul (tramo central e extensão sul), dentro do projeto de Plantio Compensatório.
Ao todo, serão plantadas mais de 4 milhões de mudas em toda a extensão da FNS. O projeto, que teve início no fim de novembro de 2018, prevê a recuperação de 1.467 hectares, com a construção de cinco grandes viveiros para plantio e replantio adequado das mudas, nos municípios de Goiânia (GO), Gurupi (TO), Porangatu (GO), Rio Verde (GO) e Fernandópolis (SP).
De acordo com a superintendente de Meio Ambiente da VALEC, Paula Tagliari, o plantio terá grande impacto na preservação do Cerrado, na diminuição de poluentes e na proteção da fauna, além de proporcionar maior convivência da população com a diversidade do bioma.
O viveiro de Gurupi foi construído em uma área da Universidade Federal do Tocantins. A parceria entre a VALEC e a instituição está possibilitando a realização de diversos projetos de pesquisa no local.
Texto: Danielle Ribeiro/ASCOM
Fotos: SUAMB