19 de agosto de 2021

Valec participa da abertura do VI Encontro da ANTF de Ferrovias

Na transmissão, André Kuhn destacou a importância das ferrovias para o desenvolvimento econômico do Brasil

Na tarde da quarta-feira (18/8), a Valec participou da abertura do VI Encontro ANTF de Ferrovias – Edição Digital. O evento, organizado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), foi transmitido em tempo real pela plataforma zoom e contou com a presença de presidentes das concessionárias de ferrovias, diretores, políticos, acadêmicos e fornecedores.

O diretor-presidente da Valec, André Kuhn, representou a estatal no evento, cujo objetivo foi debater e divulgar os quase 160 trabalhos científicos e técnicos desenvolvidos pelas concessionárias, indústria ferroviária e meio acadêmico, com o intuito de promover um intercâmbio de conhecimento entre as ferrovias de cargas brasileiras e os seus stakeholders. “A Valec tem gerenciado grandes empreendimentos ferroviários e vem contribuindo com o Ministério da Infraestrutura, como braço operacional ferroviário, no  fomento da infraestrutura de transportes do Brasil”, afirmou o presidente.

Kuhn destacou também a importância do ritmo acelerado de execução das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL)2 para reduzir o custo do capital do empreendimento e torná-lo viável e atrativo para os futuros interessados na concessão. “Estamos conduzindo todos os estudos em relação à troca de concessões. A ideia inicial é fazer uma concessão envolvendo não só a FICO – Ferrovia de Integração Centro-Oeste, mas a FIOL II e III”, destacou.

FNS
A Ferrovia Norte-Sul (FNS) é um grande eixo ferroviário, que liga o porto de Itaqui/MA até o porto de Santos/SP. “Esse empreendimento permitirá o transporte de todo tipo de carga, como opção para esses dois portos. Futuramente, com a conclusão da FICO e da FIOL, teremos outras opções, com o Porto de Ilhéus/BA.”, salientou. Com isso, o comércio, a produção de mineral e a produção agrícola contarão com diversas opções de transportes para suas cargas, trazendo vantagens, como a redução do custo do frete e o estímulo do desenvolvimento nacional.

Transnordestina
Outro grande empreendimento que conta com a participação da Valec é a ferrovia Transnordestina. Sobre o assunto, Kuhn acrescentou que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou a solução para dar continuidade às obras, de fundamental importância para o desenvolvimento do interior da região Nordeste. “Estamos em tratativas com o Ministério da Infraestrutura. A Valec realizou os estudos, por meio da contratação de uma consultoria de renome internacional. Já apresentamos as análises à Secretaria Nacional de Transportes Terrestres/MInfra e partiremos para uma fase de negociação com os players envolvidos. No caso específico, a Companhia Siderúrgica Nacional e possíveis outros interessados, para dar continuidade à Transnordestina.”

Vale ressaltar que a Valec se destacou, mais uma vez, no evento ao publicar o artigo “Uso de aplicativos móveis de geoprocessamento para coleta dados dos aspectos ambientas da via” de autoria do Paulo Alipius e Alex Rampazzo.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social